(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Trem descarrila e deixa três mortos na Escócia


12/08/2020 18:13

Três pessoas morreram, entre elas o maquinista, e outras seis ficaram feridas nesta quarta-feira no descarrilamento de um trem no nordeste da Escócia, atingido por fortes chuvas, confirmou a polícia de transportes britânica.

O trem, de quatro vagões, partiu no começo da manhã de Aberdeen com destino a Glasgow. O acidente aconteceu perto de Stonehaven, a 25 km do ponto de partida.

"Apesar dos esforços das equipes de resgate, três pessoas foram declaradas mortas no local" do acidente, entre elas o maquinista, informou a polícia. Outras seis foram levadas para o hospital com ferimentos sem gravidade.

"É um incidente extremamente grave", tuitou mais cedo a primeira-ministra da Escócia, Nicola Sturgeon. "Aconteceu em um local de difícil acesso para os serviços de emergência", acrescentou.

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, disse ter ficado "triste ao saber do gravíssimo incidente em Aberdeenshire" e transmitiu seus "pensamentos" às vítimas. Ele também pediu que a polícia "descubra exatamente o que ocorreu, para garantir que nada parecido se repita", em entrevista concedida na noite de hoje ao canal Sky News.

Colunas de fumaça podiam ser vistas no local do acidente, ocorrido em uma região acidentada, para onde se dirigiram vários veículos de resgate e um helicóptero, segundo imagens transmitidas pela BBC. Segundo a polícia de transportes britânica, os oficiais permanecem no local, com paramédicos e bombeiros.

- Fortes chuvas -

Não há pistas oficiais sobre a causa do acidente, mas fontes citadas pela imprensa britânica citaram uma possível relação com as condições meteorológicas na região. Tempestades ocorreram na madrugada de hoje na Escócia, o que causou inundações na área e perturbou o tráfego ferroviário.

Segundo Boris Johnson, as chuvas intensas, "que representam o equivalente a um mês de chuva em muito pouco tempo, certamente agravaram a situação".

Um deslizamento de terra ocorreu em Carmont, não muito longe do local do incidente. "Nossas equipes trabalharam a noite toda para tentar manter a rede aberta, apesar de chuvas torrenciais e relâmpagos. Há, no entanto, interrupções em várias rotas", tuitou pela manhã Network Rail Scotland, que administra a rede ferroviária escocesa.

O deputado Andrew Bowie, que estava na cidade de Stonehaven na manhã desta quarta-feira, viu "casas e comércios danificados", testemunhou no Twitter.

"Mas teria sido muito pior sem o trabalho rápido dos moradores e dos serviços de emergência. Felizmente, a água está baixando rapidamente", acrescentou ele na rede social.

O acidente ocorreu no momento em que Aberdeen, de onde partiu o trem, está parcialmente confinada devido a um pico de casos de coronavírus, identificado na semana passada nesta cidade litorânea onde a indústria do petróleo está muito presente.

Pubs e restaurantes foram fechados e restrições de viagem reimpostas. Essas restrições, anunciadas há uma semana, serão mantidas, disse Nicola Sturgeon nesta quarta.

"Eu sei que o povo de Aberdeen, que está enfrentando condições climáticas extremas, assim como a COVID, ficará desapontado com esta decisão", comentou Sturgeon. "Mas quero agradecê-los por seguir as regras", concluiu.

O Reino Unido é o país mais enlutado da Europa pela pandemia do novo coronavírus, com mais de 41 mil mortos, segundo um novo métado de contagem.

Antes do acidente de hoje, o Reino Unido havia sofrido outro acidente ferroviário grave em 2002, em que sete pessoas morreram e cerca de 70 ficaram feridas.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)