Jornal Estado de Minas

TIROS

'O mundo sempre foi perigoso', diz Trump sobre tiro na Casa Branca

Ao ser questionado se tinha ficado abalado pelo fato de um homem ser baleado do lado de fora da Casa Branca, nesta segunda-feira (10/8), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que "o mundo sempre foi um lugar perigoso". "(Esse incidente) Não é algo único", completou.





Trump acrescentou ainda que não está claro se o tiroteio teve relação com ele e elogiou a atuação do serviço secreto. Foi um integrante desse grupo de segurança que baleou o suspeito, levado ao hospital, segundo informou o próprio presidente.

O presidente dava uma entrevista coletiva na Casa Branca quando o tiro aconteceu, por volta das 17h50 (18h50, em Brasília), e ele foi escoltado às pressas para um lugar seguro. Depois, retornou à sala onde os jornalistas haviam ficado retidos e informou ele mesmo sobre o ocorrido.

"Parece que agentes da lei atiraram em alguém. E o suspeito está a caminho do hospital", explicou o presidente, garantindo não ter qualquer informação sobre a identidade ou a motivação da pessoa baleada.

Uma testemunha disse à agência de notícias France-Presse que ouviu gritos de e depois um único tiro. "Era uma voz de homem", afirmou Philipos Melaku, um manifestante que acampa em frente à Casa Branca há anos. "Depois disso, imediatamente, pelo menos oito ou nove homens armados chegaram apontando seus fuzis AR-15", completou.