(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Chuva e vento dificultaram pouso de avião acidentado na Índia


08/08/2020 08:49

A chuva e ventos com força de furacão dificultaram o pouso do avião com mais de 190 pessoas a bordo que caiu na sexta-feira (7) em um barranco após sair da pista em um perigoso aeroporto no sul da Índia, deixando pelo menos 18 mortos e mais de 120 feridos, incluindo 22 gravemente.

O Boeing 737, com 191 pessoas, entre passageiros e tripulantes, fazia o trajeto entre Dubai e a cidade de Calicute, no estado indiano de Kerala.

Renjith Panangad, um passageiro de 34 anos, contou que o avião tocou a pista e então tudo ficou "branco".

"Depois do acidente, a porta de emergência se abriu e eu rastejei para fora de alguma forma", disse à AFP do leito de um hospital em Calicute.

Entre os mortos estão os dois pilotos da aeronave e quatro crianças.

O aeroporto de Calicute é considerado perigoso, pois a pista termina em um declive acentuado.

- 'Partido em dois' -

A mídia indiana, com base em dados de um site de rastreamento de aeronaves, afirmou que o avião acidentado aparentemente tentou pousar duas vezes e caiu na terceira tentativa em meio a condições climáticas difíceis.

A aeronave partiu em dois.

Motoristas de táxi e comerciantes locais juntaram-se ao pessoal de resgate do aeroporto para ajudar a libertar as pessoas presas na fuselagem no escuro e na chuva.

Várias pessoas a bordo tiveram que ser resgatadas com equipamentos especiais.

Foram necessárias três horas para liberar todos os feridos e os corpos, disseram as autoridades.

"Os moradores correram para o local depois que ouviram o estrondo", contou um socorrista. "As pessoas vieram de carro, trocaram mensagens via WhatsApp (...) sobre o que precisávamos".

"Primeiro as pessoas levaram os feridos para o hospital em seus carros. Depois, os serviços de emergência assumiram a situação", acrescentou.

- Indianos repatriados -

Como dezenas de outros aviões nas últimas semanas, a aeronave acidentada repatriava indianos bloqueados no exterior pela pandemia de coronavírus, especialmente dos países do Golfo.

O ministro da Saúde de Kerala, K.K. Shailaja, pediu a todos os envolvidos no resgate que se isolassem devido ao risco de contrair o coronavírus dos passageiros.

Quinze passageiros estavam voltando após perderem o emprego, 12 devido a emergências médicas e dois para se casar, segundo a documentação do voo.

O primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, expressou suas condolências no Twitter.

"Tenho presente em meus pensamento aqueles que perderam entes queridos", disse ele.

O primeiro-ministro do Paquistão, Imran Khan, disse estar triste com a "perda de vidas inocentes".

Em junho, um voo da Pakistan International Airlines caiu em um bairro de Karachi, matando as 97 pessoas a bordo.

O último grande acidente aéreo na Índia ocorreu em 2010, quando um Boeing 737-800 da Air India Express, voando de Dubai para Mangalore, saiu da pista e explodiu, causando 158 mortes. Oito pessoas sobreviveram.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)