(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Médicos sírios temem crescimento abrupto de casos de coronavírus


07/08/2020 13:55

A capital síria, Damasco, enfrenta uma onda "terrível" de infecções por COVID-19. Os médicos sírios alertaram para a saturação de hospitais e para as dificuldades dos serviços de saúde deste país em guerra.

O Ministério da Saúde da Síria, que até agora havia detectado 999 casos do novo coronavírus e 48 mortes, reconheceu que ainda não tem "a capacidade de realizar testes em larga escala nas diferentes províncias".

Imersa em uma guerra devastadora desde 2011, a Síria pode não estar pronta para enfrentar a COVID-19.

Os hospitais dispõem de equipamentos precários e há vários dias médicos e ativistas alertam nas redes sociais para o aumento "explosivo" no número de pacientes com o coronavírus.

Os números anunciados pelo governo crescem de semana para semana. De 30 de julho a 6 de agosto, as autoridades detectaram mais de 260 novos infectados, enquanto na semana anterior havia 154.

O Ministério da Saúde reconheceu que houve "uma disseminação da epidemia nas cidades" e que isso poderia piorar a situação se medidas de distanciamento não fossem respeitadas em um país que possui apenas 25.000 leitos em hospitais.

- Hospitais saturados -

O decano da Faculdade de Medicina da Universidade de Damasco, Nubugh al Awa, considerou a situação "terrível" e explicou que "muitos cidadãos estavam indo para hospitais públicos, mas infelizmente todas os leitos estavam cheios".

"Pacientes em situação crítica só podem ser admitidos em serviços de terapia intensiva se outro paciente morrer", lamentou.

Uma atriz famosa e sete jogadores da seleção nacional de futebol também deram positivo, aumentando a ansiedade entre os sírios.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) já havia manifestado preocupação em junho com a circulação do vírus na Síria, onde "a infraestrutura está em más condições e o sistema de saúde está enfraquecido pelo conflito".

O ministro da Saúde da Síria, Nizar Yazijo, criticou repetidamente as sanções ocidentais impostas ao regime de Bashar al-Assad, que, segundo ele, afetaram adversamente os serviços de saúde da Síria, que agora receberam ajuda da ONU e da China e da Rússia para lidar com a pandemia.

Yazijo denunciou recentemente "as grandes dificuldades em obter aparelhos respiratórios por causa dessas sanções".

Diante do aumento de infecções, as autoridades sírias exigiram o fechamento de academias e escolas de verão e a suspensão de todos os eventos esportivos.

- Números "muito mais elevados" -

"Os verdadeiros números são muito superiores aos dados oficiais, que refletem apenas os (testes) positivos dos pacientes hospitalizados", lembra um médico de Damasco que prefere não dar seu nome diante de uma possível retaliação por parte das autoridades.

Nesse contexto de incerteza, os sírios se informam pelas redes sociais, em que contas no Facebook têm milhares de seguidores, como "Esterilizado" ou "Plataforma de Saúde da Síria", que até pouco tempo informavam sobre bombas caídas mas que agora são usadas para divulgar assuntos sobre a evolução da epidemia.

Cerca de 150.000 pessoas seguem a conta "Estetoscópio", composta por uma rede de 200 médicos e farmacêuticos, que aconselha sobre como evitar ser infectado e como se tratar no caso do vírus.

"Após a disseminação do coronavírus, mobilizamos todos os nossos recursos para responder a todas essas perguntas", explica Husein Najjar, 37 anos, otorrino que fundou esse grupo e que considera que a situação atual é mais grave do que a dos últimos anos de guerra.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)