(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Beirute conta os mortos e recebe Macron, que promete ajuda e pede reformas


06/08/2020 10:55

Dezenas de pessoas continuam desaparecidas em Beirute após as explosões que deixaram pelo menos 137 mortos e 5.000 feridos na devastada capital libanesa, onde o presidente francês Emmanuel Macron pediu nesta quinta-feira ao governo "reformas indispensáveis" e um "novo pacto político" para evitar o colapso do país.

As explosões, provocadas de acordo com as autoridades por um incêndio em um depósito do porto onde estavam armazenadas 2.750 toneladas de nitrato de amônio, também deixaram quase 300.000 pessoas desabrigadas, em um país em grave crise econômica, onde mais da metade dos habitantes já vivia na pobreza.

"O Líbano não está sozinho", escreveu Macron no Twitter ao desembarcar no aeroporto de Beirute, onde foi recebido pelo presidente libanês Michel Aoun. Mais tarde, ele afirmou à imprensa que a França deseja "reformas indispensáveis para o país".

"Se estas reformas não acontecerem, o Líbano continuará afundando", completou.

Macron, o primeiro chefe de Estado que visita o Líbano após as explosões, seguiu para o porto e depois ao bairro de Gemmayze, devastado pela tragédia e onde encontrou uma multidão revoltada com a classe política, que pouco mudou desde o fim da guerra civil (1975-1990), acusada de corrupção e negligência.

"O povo quer a queda do regime", gritaram os moradores. O presidente francês respondeu que deve propor "um novo pacto político" e pedir a seus interlocutores, incluindo as principais autoridades libanesas, para "mudar o sistema, terminar com as divisões e lutar contra a corrupção".

Macron disse que a França, que exerceu um mandato sobre o Líbano da década de 1920 até o fim da Segunda Guerra Mundial e conserva laços profundos com o país, deseja "organizar a cooperação europeia e, mais amplamente, a cooperação internacional", enquanto a diáspora libanesa já iniciou uma mobilização.

Vários países enviaram socorristas e equipamentos para ajudar o Líbano. A União Europeia anunciou uma ajuda de emergência de 33 milhões de euros (40 milhões de dólares).

- Comissão de investigação -

As autoridades consideram que existem boas chances de encontrar sobreviventes após as explosões no porto de Beirute, afirmou nesta quinta-feira um coronel da segurança civil francesa que trabalha na busca de desaparecidos na área da tragédia.

"A situação é apocalíptica, Beirute nunca viveu isto em sua história", afirmou o prefeito da cidade. O estado de emergência foi decretado por duas semanas e ainda há dezenas de pessoas desaparecidas.

O chefe da diplomacia libanesa, Charbel Wehbe, anunciou nesta quinta-feira a criação de uma comissão de investigação "que tem quatro dias para apresentar um relatório detalhado sobre as responsabilidades".

As autoridades não anunciaram nenhum dispositivo para abrigar as pessoas que estão sem casas, mas os libaneses saíram às ruas para retirar os escombros ou receber os desabrigados, em um grande movimento de solidariedade.

A explosão alimentou a revolta dos libaneses, que saíram às ruas em outubro de 2019 para protestar contra os políticos, acusados de corrupção e incompetência.

As enormes explosões foram provocadas por um incêndio em um depósito com 2.750 toneladas de nitrato de amônio há seis anos, "sem medidas de precaução", segundo as autoridades.

O porto ficou destruído e vários bairros de Beirute foram devastados: janelas de casas e prédios quebraram a vários quilômetros de distância.

De acordo com fontes das forças de segurança, as autoridades portuárias, a Alfândega e a vigilância do local sabiam que produtos químicos perigosos estavam armazenados no porto, mas as partes trocam acusações sobre a culpa da tragédia.

- "Enforquem eles" -

Desde as explosões, os libaneses pedem a punição dos responsáveis e a hashtag "enforquem eles" começou a ser utilizada no Twitter.

A tragédia aconteceu em um país que enfrenta uma profunda crise econômica, com uma inédita desvalorização de sua moeda, hiperinflação, demissões em massa e drásticas restrições bancárias.

Os efeitos da crise foram agravados pela pandemia de coronavírus, que obrigou nos últimos meses o governo a confinar a população durante mais de três meses.

A organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO) teme a curto prazo uma escassez de farinha no Líbano, já que os silos de cereais instalados nas proximidades do porto foram destruídos.

"Mesmo com o coronavírus e tudo o que aconteceu no país, eu sempre mantive a esperança. Mas agora acabou, não tenho mais esperança", disse Tala Masri, uma voluntária, enquanto retirava os vidros quebrados de uma calçada em um bairro próximo ao porto.

Várias cidades do país anunciaram que pretendem receber famílias que ficaram sem as suas casas. O patriarcado católico maronita informou que abrirá os mosteiros e escolas religiosas.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)