(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas MEIO AMBIENTE

O incansável combate aos incêndios no Pantanal, santuário da biodiversidade

Chamas devoram há dias Poconé, no Mato Grosso, um pesadelo para os bombeiros, que trabalham até à noite com a ajuda de moradores


04/08/2020 09:42 - atualizado 04/08/2020 09:52

(foto: ROGERIO FLORENTINO / AFP)
(foto: ROGERIO FLORENTINO / AFP)

No Pantanal, um caminhão dos bombeiros se esforça para evitar que os piores incêndios dos últimos anos nesse santuário da biodiversidade situado no sul da Amazônia continue se propagando.


As chamas devoram há dias o município de Poconé, no interior do estado do Mato Grosso, um pesadelo para os bombeiros, que trabalham até à noite com a ajuda de moradores.


"A gente se encontra aqui com uma grande demanda. Um incêndio florestal de grandes proporções, já estamos há uns dez dias em combate aqui no local. Já foram queimados 50.000 hectares", explicou à AFP o bombeiro Adrison Parques de Aguilar, em uma operação noturna no fim de semana.


Dados de satélite do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) revelam a magnitude do desastre no que é considerado um dos maiores pântanos do planeta, compartilhado por Brasil, Bolívia e Paraguai: 1.684 focos de incêndio detectados em julho, o pior registro para esse mês desde que as medições começaram há mais de 20 anos.


Muitos são em consequências de uma estação extremamente seca, com pouca chuva, o que deixou poucas áreas inundadas e muitos locais expostos ao fogo.


Outros são o resultado das tradicionais queimadas, incêndios causados pelos proprietários de terras que usam o fogo para limpar o terreno para o cultivo ou para a formação de pasto para o gado, que por vezes acabam saindo do controle. No entanto, em julho o governo proibiu o uso de fogo na agropecuária em áreas de floresta por 120 dias.


Dezenas de colunas de fumaça emergem permanentemente da extensa planície de arbustos que margeia a Transpantaneira, uma rodovia que passa por enormes fazendas de gado e pousadas turísticas.


"Já foram queimados 50.000 hectares. A perda é muito grande, a fauna e a flora daqui foram muito prejudicadas nesse período, causando danos irreparáveis ao meio ambiante", explica o bombeiro, enquanto lança jatos d'água do reservatório que leva nas costas.


Os bombeiros avançam através dos arbustos para apagar as chamas ou encontrar algum foco subterrâneo, que queima lentamente sem chamas a vegetação acumulada no subsolo.


Caminham em fila, o último da formação armado com uma espingarda calibre 28 para se defender de um possível ataque de alguma onça-pintada do Pantanal, o maior felino das Américas, que pode chegar a pesar 200 kg, e está ameaçado de extinção.


Essa riquíssima Reserva da Biosfera reconhecida pela Unesco abriga centenas de espécies, entre elas a sucuri-amarela, o jaburu ou tuiuiú (simbólico pássaro do Pantanal) e a ariranha.


O fazendeiro Antônio Santana Correia Marques se preocupa com as consequências que a intensa fumaça possa causar para a saúde de sua esposa e neto, que está passando as férias em sua casa.


"É devido à seca. Quantos meses que não chove? Tá muito seco, não teve enchente, então o pantanal tá precisando de chuva", afirma à AFP.


A estação seca causa preocupação por causa da pandemia do novo coronavírus, que até junho era relativamente branda nesta região do país, o segundo do mundo com o maior número de casos e mortes.


Porém, desde junho as curvas de infecção subiram vertiginosamente no Mato Grosso, passando das médias nacionais por milhão de habitantes.

O que é o coronavírus


Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp

Como a COVID-19 é transmitida? 

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?


Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.
Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam:

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal
Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus. 

Vídeo explica por que você deve 'aprender a tossir'

Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)