(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Tikhanovskaya, a dona de casa que desafia o autoritário Lukashenko em Belarus


04/08/2020 09:37

"Sveta! Sveta!", grita a multidão. Svetlana Tikhanovskaya nunca teve ambições presidenciais, mas em apenas algumas semanas, em um roteiro digno de filme, tornou-se a rival do autoritário presidente bielorrusso Alexander Lukashenko nas eleições do próximo domingo.

Esta mulher, que tem formação como professora de inglês, saiu do anonimato para desafiar o homem que governa a ex-república soviética com mão de ferro há 26 anos, sem permitir qualquer tipo de oposição.

Svetlana Tikhanovskaya, de 37 anos, nunca sonhou em governar o país de 9,5 milhões de habitantes. De fato, ela desistiu da carreira para cuidar do filho mais velho, que nasceu com problemas de audição.

Ela virou candidata porque seu marido Serguei Tikhanovski, um blogueiro conhecido, foi detido em maio depois de anunciar sua candidatura com a promessa de esmagar a "barata" Alexander Lukashenko.

Tikhanovskaya decidiu assumir seu posto "por amor" ao homem que conheceu há 16 anos, quando ela era estudante e ele proprietário de uma discoteca na cidade de Mozyr.

Ela conseguiu reunir as dezenas de milhares de assinaturas necessárias e a Comissão Eleitoral validou a candidatura, algo inesperado depois que dois opositores, considerados mais sérios, tiveram seus nomes vetados na disputa.

- 'Cansada de ter medo' -

Tikhanovskaya se apresenta como "uma mulher comum, uma mãe, uma esposa", que luta por dever, apesar das ameaças que a levaram a exilar a filha de 5 anos e o filho de 10 anos.

"Abandono minha vida tranquila por (Serguei), por todos nós. Estou cansada de ter que suportar tudo, cansada de ficar calada, cansada de ter medo. E vocês?", gritou em Minsk, diante dos aplausos de dezenas de milhares de pessoas em 30 de julho.

Seu marido, processado por vários crimes considerados fantasiosos por seus partidários, permanece detido. Ele é acusado até de tentativa de estimular distúrbios com mercenários russos. Outros opositores tiveram o mesmo destino com a aproximação das eleições.

Questionada sobre seu programa, Svetlana Tikhanovskaya é imprecisa, mas promete a libertação dos presos políticos, um referendo constitucional e novas eleições livres.

A relação com a Rússia, um grande aliado de Belarus, mas cujas relações com Lukashenko se enfraqueceram, é um tema sobre o qual ela não deseja falar.

Para seus partidários, Sveta se transformou em musa. O site de notícias The Village a chama de "Joana D'Arc acidental".

No início, ela se mostrava hesitante nas aparições públicas, mas ganhou confiança e impressionou os compatriotas com dois discursos autorizados para exibição na TV, nos quais denunciou as mentiras do regime bielorrusso.

- Punho, coração, vitória -

"De forma inesperada, seu primeiro discurso na televisão foi forte, sem contratempos ou pontos fracos", afirmou o jornal de oposição Nacha Niva.

Seu estilo simples e direto agrada muitos bielorrussos e vai na direção oposta à atitude do marido nos vídeos em que denunciava a corrupção do regime de Lukashenko.

Svetlana Tikhanovskaya tem a ajuda de duas mulheres para reforçar sua imagem. Maria Kolesnikova, ex-diretora de campanha de um opositor detido, o ex-banqueiro Viktor Babaryko, e Veronika Tsepkalo, esposa de um crítico do regime que partiu recentemente para o exílio com os filhos em Moscou.

O trio representa um contraste refrescante com o estilo machista do presidente de 65 anos.

Cada uma adotou um gesto: Tikhanovskaya levanta o punho, Kolesnikova forma um coração com as mãos e Tsepkalo faz o V da vitória com os dedos. Três símbolos que viraram a imagem de uma campanha fora do comum.

Diante do trio, a multidão canta a música que virou um hino: "Vamos derrubar esta prisão! Nenhum muro deve ser construído aqui".


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)