(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas GOLFO DO MÉXICO

Primeira nave tripulada dos EUA em uma década pousa em segurança

SpaceX Crew Dragon pousou na costa de Pensacola às 14h48 locais (15h48 de Brasília)


02/08/2020 15:25 - atualizado 02/08/2020 17:21

(foto: NASA/Reprodução )
(foto: NASA/Reprodução )

A primeira nave espacial tripulada dos Estados Unidos desde a era dos ônibus espaciais pousou no Golfo do México neste domingo (2). Acompanhe ao vivo: 

(foto: NASA)
(foto: NASA)

Os astronautas Bob Behnken e Doug Hurley estavam na cápsula "Endeavour", da SpaceX Crew Dragon, que pousou na costa de Pensacola às 14h48 locais (15h48 de Brasília).


O sucesso da missão demonstra que os Estados Unidos recuperaram a capacidade de enviar seus astronautas ao espaço e trazê-los de volta.


Os EUA tiveram que confiar esta atividade à Rússia desde que o último ônibus espacial decolou em 2011.


Imagens da Nasa mostraram o barco de resgate "GO Navigator" chegando ao local do primeiro pouso na água de uma nave espacial americana desde a missão conjunta Apollo-Soyuz de 1975.


A tempestade tropical Isaías, que alterou o local de pouso original da Endeavour no Atlântico, se aproximava da costa leste da Flórida na manhã de domingo, a centenas de quilômetros de distância.


A missão é também uma grande vitória para a SpaceX de Elon Musk, que fundou a empresa em 2002, mas já ultrapassou a Boeing, sua principal concorrente na corrida espacial comercial.


Os EUA pagaram às duas empresas um total de US$ 7 bilhões por seus contratos de "táxi espacial", embora os esforços da gigante aeroespacial Boeing tenham fracassado.


- Reentrada na atmosfera -


A cápsula do Crew Dragon executou vários procedimentos de precisão para voltar para casa com segurança.


Às 13h51 (14h51 de Brasília), a nave lançou um compartimento que contém energia, calor e outros sistemas que se incendiará ao reentrar novamente na atmosfera da Terra.


A cápsula Endeavour, então, ativou seus propulsores para manobrar na órbita e na trajetória adequadas para o pouso.


Às 14h32 (15:32 de Brasília), entrou novamente na atmosfera a uma velocidade de 28.000 km/h.


Seu escudo térmico é preparado para suportar temperaturas de 1900 graus Celsius e o intenso calor deve causar um apagão nas comunicações por alguns minutos.


A Endeavour, então, acionou dois conjuntos de paraquedas em sua descida, diminuindo sua velocidade para meros 24 km/h quando atingir a água.


Os dois astronautas serão levados a bordo de um navio de resgate para um exame médico antes de pisarem em terra.


- Pais astronautas-


A sonda SpaceX Crew Dragon deixou a Estação Espacial Internacional no sábado à noite.


Imagens mostraram a cápsula se afastando lentamente da ISS na escuridão do espaço, concluindo uma estadia de dois meses para os dois astronautas.


"E eles estão fora!", tuitou a Nasa, enquanto Doug Hurley e Bob Behnken se preparavam para pousar neste domingo.


Durante a cerimônia na ISS, Behnken disse que "a parte mais difícil foi nos lançar. Mas a parte mais importante é nos levar para casa".


Dirigindo-se ao filho e ao filho de Hurley, ele levantou um dinossauro de brinquedo que as crianças escolheram enviar na missão e disse: "O Hipossauro está voltando para casa em breve e estará com seus pais".


O retorno de Behnken e Hurley marca apenas o começo do Crew Dragon, já que a SpaceX e a Nasa esperam futuras missões.


A Endeavour será levada de volta ao SpaceX Dragon Lair, na Flórida, onde passará por um processo de inspeção de seis semanas, enquanto as equipes analisarão seus dados e desempenho para certificá-la como digna de futuras missões.


A próxima - chamada "Crew-1" - terá uma tripulação de quatro membros: o comandante Michael Hopkins, o piloto Victor Glover e o especialista de missões da Nasa Shannon Walker, junto com o especialista de missões da Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial (Jaxa), Soichi Noguchi.


O lançamento está previsto para o final de setembro e a tripulação deve passar seis meses na estação orbital.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)