(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Nova manifestação na Rússia contra a prisão de um governador


01/08/2020 14:54

Milhares de manifestantes desafiaram a chuva neste sábado (1) em Jabárovsk, no Extremo Oriente russo, para protestar contra a prisão por do popular governador da região por susposto assassinato.

Pelo quarto final de semana consecutivo, os manifestantes foram às ruas desta cidade próxima à China, cantando slogans hostis ao Kremlin e em apoio ao ex-governador Serguéi Furgal, preso em 9 de julio e enviado à Moscou.

Serguéi Furgal, de 50 anos, foi eleito em 2018, amplamente à frente do candidato do Kremlin.

Os habitantes da região consideram que sua prisão, por supostos assassinatos que remontam a meados dos anos 2000, tem motivações políticas.

Trata-se do maior movimento de protestos contra o governo, fora de Moscou, em vários anos.

"Prenderam o governador como o último dos ladrões e o exibiram para todo o país. É um tapa na cara para nós, como cidadãos que o elegeram. Não somos a favor da anarquia, somos a favor do poder, mas o poder do povo", declarou à AFP Stanislav Nassonov, um manifestante de 40 anos.

A manifestação reuniu neste sábado cerca de 30.000 pessoas, segundo jornalistas no local. A prefeitura de Jabárovsk fala de somente 3.500 manifestantes.

Protestos foram organizados também em várias outras cidades da Rússia, reunindo dezenas e centenas de pessoas.

De acordo com a ONG OVD-Info, 55 pessoas foram presas em todo o país, 21 delas em São Petersburgo, 13 em Moscou e cinco em Vladivostok, outra grande cidade do Extremo Oriente russo, o restante em outros lugares.

O Kremlin afirmou na semana passada que as manifestações eram incentivadas por ativistas da oposição de fora da região.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)