(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Centros de testes para a COVID-19 na Flórida fecham por tempestade


29/07/2020 23:01

Autoridades da Flórida vão fechar nesta quinta-feira (30) os centros de testes estaduais para o novo coronavírus, antecipando-se à chegada da tempestade tropical Isaías, que segundo meteorologistas se formará na noite desta quarta em sua passagem por Porto Rico.

O presidente Donald Trump aprovou uma declaração de emergência para a ilha, um território americano no Caribe, informou no Twitter o representante da Casa Branca para Porto Rico, o contra-almirante Peter Brown.

A tempestade avança pela ilha e está previsto que chegue a Cuba e o sul da Flórida no fim de semana, embora os meteorologistas não tenham podido antecipar com que intensidade.

O sistema ciclônico, com ventos de 75 km/hora, ainda não foi nomeado pelo Centro Nacional de Furacões (NHC). Quando ganhar força, o que deve ocorrer esta noite, será a tempestade tropical Isaías.

"Prevê-se que se forme uma tempestade tropical mais tarde ou esta noite", escreveu o NHC, sediado em Miami.

O fenômeno perderá força ao passar pelas ilhas do Caribe, mas "algum fortalecimento é possível novamente para este fim de semana", acrescentou.

Como forma de prevenção, os centros de testes para a COVID-19 na Flórida, epicentro da pandemia nos Estados Unidos, serão fechados a partir da tarde de quinta-feira até que seja seguro reabri-los, anunciou a Divisão de Gestão de Emergências deste estado do sudeste do país.

"Todas são estruturas de campanha que não podem resistir a ventos de tempestade tropical", explicou em um comunicado.

Os centros de testes dos condados vão permanecer abertos em um momento em que um em cada 50 residentes do estado se contagiou com a COVID-19 e onde diariamente são registrados 10.000 novos casos e os óbitos chegam a 6.333.

Enquanto isso, os porto-riquenhos se prepararam nesta quarta para a chegada da tempestade, que se soma a uma série de eventos depois de dois furacões em 2017, uma sequência de terremotos que não se detiveram este ano e uma seca.

Respondendo ao temor de que a ilha não consiga resistir a um novo desastre, Brown escreveu em espanhol que "há recursos adequados - água, alimentos, provisões, refúgios e socorristas - para esta ameaça".

Foram preparados vários abrigos com a metade da capacidade para garantir certo distanciamento social, com ordens para o uso de máscaras mesmo durante o sono.

"Todos vamos ter que usar máscara a todo momento nos refúgios", disse a prefeita de San Juan, Carmen Yulín Cruz.

Ao cair da noite, a ilha registrava chuvas e rajadas de vento, segundo uma jornalista da AFP no local.

O fenômeno se deslocará por Porto Rico durante esta noite, cruzará a ilha Espanhola, compartilhada pela República Dominicana e o Haiti, na quinta-feira, passará perto de Cuba e Bahamas e deverá chegar ao sul da Flórida na noite de sexta-feira.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)