(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas EDUCAÇÃO NA PANDEMIA

Professor ciclista leva lição até a casa de alunos de comunidade em Pernambuco

''Eu vim de escola pública. Vivenciei de perto essas dificuldades que boa parte dos estudantes tem passado'', conta Arthur Cabral


29/07/2020 11:07 - atualizado 29/07/2020 20:22


Quando soube que muitos de seus alunos estavam excluídos das aulas virtuais por falta de internet, o professor Arthur Cabral subiu em uma bicicleta e passou a levar os deveres até a casa deles, em uma favela da periferia do Recife, onde estão confinados desde março por causa do novo coronavírus.


"Eu vim de escola pública. Vivenciei de perto essas dificuldades que boa parte dos estudantes tem passado", conta Arthur, professor de ciências que toda sexta-feira pedala 8 km da capital pernambucana até Vila da Fábrica, comunidade pobre de Camaragibe.


Se a ladeira é íngreme demais, ele empurra a bicicleta. "Lute como um professor", diz a camiseta deste educador de 29 anos.

Arthur Cabral visita casas dos alunos para levar a lição do dia(foto: Leo Malafaia / AFP)
Arthur Cabral visita casas dos alunos para levar a lição do dia (foto: Leo Malafaia / AFP)


Pré-adolescentes, os alunos de Arthur Cabral, do sexto e do sétimo anos, só podem acompanhar o programa on-line EDUCA-PE pelo YouTube. Muitos não têm nem computador, nem tablet. E se há algum celular na família, está quebrado ou é compartilhado por vários irmãos que têm aulas na mesma hora.


"Eles botaram as tarefas para a gente fazer em casa, on-line. Mas eles sabem, por acaso, se a gente tem apoio pra fazer? Se a gente tem celular?", reclama Glória Correia de Lima, de 12 anos, na porta de sua pequena casa em Vila da Fábrica.


E mesmo que tenham celular, não têm dados para acessar Google, YouTube ou Facebook, as plataformas mais usuais nas aulas virtuais.


Com quase 212 milhões de habitantes, no Brasil um em cada quatro habitantes (maiores de dez anos) não tem acesso à internet. São 46 milhões de pessoas, segundo estudo de 2018 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).


E o nordeste é a região com mais pessoas sem acesso a este serviço, apenas uma da ampla lista de necessidades das favelas brasileiras, como saneamento básico e atendimento médico.


4 meses sem fazer nada 


Suemily Alves, de 11 anos, recebe as lições graças a Arthur, que cumpre sua missão em breves encontros, devido à pandemia. Pernambuco é um dos estados mais castigados pela pandemia, que já deixou 2,5 milhões de infectados e mais de 87.000 mortos no Brasil.


"Eu acho legal ele estar vindo na casa dos estudantes, entregar as tarefas porque nem todos têm internet. Assim, não estamos conseguindo acompanhar" as aulas, diz a menina.

Não há obstáculos para o professor, dedicado a atender quem ficou de fora das aulas virtuais(foto: Leo Malafaia / AFP)
Não há obstáculos para o professor, dedicado a atender quem ficou de fora das aulas virtuais (foto: Leo Malafaia / AFP)


Os alunos precisam vencer outros obstáculos, como dificuldades de concentração para estudar nas pequenas casas onde seis pessoas costumam dormir no mesmo quarto.


O professor Arthur devolveu a esperança a muitas mães, como a de Glória.


"Está sendo de muita importância pra nós porque, antes desse trabalho dele, ela não estava tendo acesso e eu já estava ficando preocupada pela situação dela na escola", afirma Darla Correia, de 31 anos, atualmente desempregada.


"Quatro meses de quarentena e ela sem fazer nada. Não tinha como eu conseguir algo pra ser produtivo pra ela", continua.


Arthur agora divide as tarefas com outro professor motorizado, que se solidarizou com a sua causa.


"Acho que essa iniciativa é mais do que o papel do educador, é a empatia por esses estudantes, pela vida humana", afirma o professor, um ciclista convicto.

O que é o coronavírus


Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp

Como a COVID-19 é transmitida? 

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?


Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.
Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam:

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal
Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus. 

Vídeo explica por que você deve 'aprender a tossir'

Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)