Jornal Estado de Minas

Alemanha propõe testes gratuitos de COVID-19 a todos que retornarem ao país

A Alemanha vai oferecer testes gratuitos de COVID-19 aos viajantes que retornarem ao país e instalará centros de testes obrigatórios para os que retornarem de áreas de risco - decidiram os ministros regionais da Saúde nesta sexta-feira (24).

As pessoas que voltarem de países de risco - estimados em 130 pelas autoridades locais - devem se isolar por 14 dias, ou até obter um resultado negativo, explicou o ministro da Saúde de Berlim, Dilek Kalayci.





Por enquanto, nenhuma decisão foi tomada para tornar os testes de detecção obrigatórios para todos os viajantes. Enquanto isso, aqueles que retornarem ao país de territórios não considerados de risco poderão fazer testes gratuitamente, em um centro de controle fora dos aeroportos.

A Alemanha é um dos países que melhor se livrou do coronavírus e suas autoridades temem uma segunda onda importada pelos que retornam das férias ao país.

Os países mediterrâneos são os que estão sujeitos à maior vigilância por parte das autoridades.

"Consideramos que há um risco elevado de importação de redes de contágio", ressaltou Kalayci após teleconferência com seus homólogos de outros estados alemães.