(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Ucrânia e EUA realizam manobras navais no Mar Negro


20/07/2020 13:19

Ucrânia e Estados Unidos iniciaram, nesta segunda-feira (20), manobras navais conjuntas, que incluem outros países da OTAN, no Mar Negro, em uma demonstração de cooperação entre Washington e Kiev, que mantêm relações muito tensas com a Rússia.

Um total de 26 navios de oito nações participam desses exercícios anuais chamados Sea Breeze (brisa do mar), coorganizados pelas duas nações.

Terão duração de uma semana e se limitarão ao treinamento em alto mar.

"O Mar Negro é essencial para o comércio marítimo e para a estabilidade da Europa", declarou o vice-almirante Eugene Black, comandante da VI Frota americana, mobilizada para essas manobras.

Por telefone, o oficial afirmou que esses exercícios possibilitam "operar juntos sem problemas e impedir eventuais agressões de adversários".

Washington é um importante aliado de Kiev em seu conflito com a Rússia, que anexou a península da Crimeia em 2014, e na guerra no leste ucraniano contra separatistas pró-russos.

Bulgária, Noruega, Romênia, Espanha e Turquia, e também Geórgia, que não é membro da OTAN mas aspira como a Ucrânia a se tornar mais um, também participam este ano no "Sea Breeze".

O presidente russo, Vladimir Putin, em uma visita a um estaleiro na Crimeia, afirmou que os navios americanos estão sendo vigiados de perto, segundo a agência de notícias Interfax.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)