(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Cuba registra zero caso pela 1a vez desde início da pandemia


20/07/2020 12:13

Cuba amanheceu, nesta segunda-feira (20), sem novos casos de contágio diário por coronavírus pela primeira vez desde que registrou seus três pacientes iniciais de COVID-19 em meados de março passado - informou o Ministério da Saúde.

"Um dia muito favorável. Não temos casos confirmados, não temos casos graves, não temos casos críticos", anunciou o chefe de Epidemiologia do Ministério de Saúde Pública de Cuba (Minsap), Rodolfo Durán, no início de sua habitual coletiva de imprensa virtual para informar sobre o desenvolvimento da pandemia na Ilha.

Com uma população de 11,2 milhões de habitantes, o país caribenho acumulou até o momento 2.446 infecções. Deste total, 2.319 pessoas receberam alta, e 87 morreram.

Seus primeiros casos do novo coronavírus - três turistas italianos - foram relatados em 11 de março.

Durán explicou que, no domingo, "2.914 amostras foram estudadas" nos laboratórios do país e que "nenhuma delas foi positiva para a COVID-19".

Ele também destacou que 38 casos confirmados recebem atendimento médico nos hospitais da Ilha e que todos estão progredindo favoravelmente.

Ressaltou, porém, que "infelizmente sabemos que podemos continuar tendo mais casos, à medida que continuamos a aprofundar" as análises.

"Sim, esperamos ter mais casos, e que ninguém pense que os testes (de diagnóstico) vão diminuir, que as ações de restrições vão diminuir, porque estamos realmente conscientes de (...) pessoas assintomáticas, infectadas em nosso país, com a possibilidade de transmissão", acrescentou.

E "o objetivo é procurá-los, isolá-los, diagnosticá-los, e que realmente consigamos uma estabilidade nesse número de zero (casos), ou poucos casos", disse ele.

Desde que a Ilha registrou os primeiros casos em março, a estratégia do Minsap tem sido isolar pacientes infecciosos sem sintomas, procurar possíveis pacientes de casa em casa e fazer testes para detectar a COVID-19 em todos os contatos de um caso confirmado - com, ou sem, sintomas.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)