(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Suprema Corte dos EUA autoriza segunda execução federal


postado em 16/07/2020 07:37

A Suprema Corte dos Estados Unidos aprovou, nesta quinta-feira (16), a execução de condenado à morte por um crime federal, depois de negar vários recursos de seus advogados, alegando que ele tem problemas mentais.

Esta decisão significa que Wesley Purkey, de 68 anos, será o segundo preso federal a ser executado nesta semana, após a morte de Daniel Lee na terça-feira.

O governo de Donald Trump, um defensor da pena de morte nos Estados Unidos, retomou suas execuções federais após 17 anos de interrupção. Outras duas execuções estão agendadas para sexta-feira (17) e para 28 de agosto.

Wesley Purkey foi considerado culpado em 2003 por estuprar e assassinar uma garota de 16 anos, antes de desmembrá-la e queimar seu corpo. Em seguida, jogou as cinzas da adolescente em uma fossa séptica.

Sua execução foi adiada várias vezes, por meio dos recursos de seus advogados. A defesa afirmam que a pessoa condenada sofre do Mal de Alzheimer e de esquizofrenia e que executá-la é "desumano".

"A petição para rejeitar a execução da sentença de morte foi rejeitada", concluiu a Suprema Corte.

Quatro dos nove juízes discordaram da decisão.

Nos Estados Unidos, a maioria dos crimes é julgada em nível estadual, mas a Justiça federal pode lidar com os crimes mais graves - como ataques terroristas, ou crimes racistas -, ou aqueles cometidos em bases militares.

De acordo com as pesquisas, o apoio à pena de morte caiu entre os americanos, mas continua forte entre os eleitores republicanos. Destes, 77% são a favor dessa punição para assassinos.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)