Jornal Estado de Minas

Executados no Irã acusados de atentado que deixou 12 mortos

Duas pessoas consideradas culpadas de envolvimento em um atentado com explosivo que matou 12 pessoas em 2010 foram executadas - anunciaram autoridades iranianas nesta terça-feira (14).

"A pena capital de dois dos principais autores do atentado a bomba (2010) na cidade de Mahabad foi executada hoje", afirmou a Autoridade da província do Azerbaijão Ocidental (noroeste) em um comunicado.



Em setembro de 2010, 12 pessoas foram mortas, e 81 ficaram feridas, na explosão de uma bomba em Mahabad, uma cidade com uma grande população curda na província do Azerbaijão Ocidental, fronteiriça com Iraque e Turquia.

O texto publicado pelo Mizan Online, o site oficial da Justiça, especifica que os culpados eram "agentes de grupos terroristas ligados a serviços de Inteligência estrangeiros", sem revelar a identidade dos acusados, ou dos países envolvidos.

As autoridades iranianas responsabilizaram "elementos contrarrevolucionários" pelo episódio, ocorrido em uma região que era palco habitual de confrontos armados e por atentados atribuídos aos rebeldes curdos pelas autoridades.

O Irã acusa os Estados Unidos de apoiarem grupos baseados no nordeste do Iraque, especialmente o Komala e o PJAK (Partido para uma Via Livre do Curdistão, ligada ao PKK turco), que são os mais ativos.