(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Visita a Washington 'foi muito intensa', afirma presidente mexicano


postado em 09/07/2020 18:38

O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, disse nesta quinta-feira (9) que sua visita a Washington, onde se reuniu com o colega americano, Donald Trump, foi "muito intensa" e importante para ambos os países e o Canadá, parceiros em um acordo comercial trilateral cuja renovação foi celebrada por estes dois líderes.

"Foi uma visita com pouco tempo, mas muito intensa e considero muito importante para os três países da América do Norte - Canadá, Estados Unidos e México -, porque o novo acordo comercial foi acionado", comentou López Obrador, antes de embarcar de volta para casa.

O mexicano fez sua primeira viagem ao exterior em 18 meses como presidente para se reunir com seu colega americano, Donald Trump, por ocasião da entrada em vigor do T-MEC (USMCA, na sigla em inglês).

Este acordo de livre-comércio está ativo desde 1º de julho e substitui o antigo Nafta (na sigla em inglês), em vigor desde 1994 e renegociado por pressão de Trump.

"Isso vai significar investimentos para a região, empresas, trabalho e bem-estar para nossos povos", acrescentou o presidente AMLO em uma transmissão de vídeo em suas redes sociais. Nela, está acompanhado de seu chanceler, Marcelo Ebrard; da secretária de Economia, Graciela Márquez; e da embaixadora mexicana em Washington, Martha Bárcena.

Em sua primeira reunião cara a cara, Trump e López Obrador se elogiaram mutuamente e ignoraram as tensões entre os dois países em tema sensíveis como migração e segurança desde que o americano chegou ao poder, com uma retórica antimexicana.

- Aproveitar oportunidade com Trump -

A embaixadora Martha Bárcena informou que López Obrador ordenou que ela e seus ministros aproveitassem a "janela de oportunidade" que se abre a partir desta visita até o começo do ano que vem para promoverem a recuperação econômica, a busca por investidores e a criação de empregos. "Temos seis meses e temos que aproveitar esta oportunidade, porque talvez esta janela não volte a se abrir para nós", advertiu, durante entrevista coletiva na embaixada mexicana em Washington.

Trump, que busca ser reeleito em novembro, mas que perde nas pesquisas para o candidato democrata, Joe Biden, encerra seu mandato em 19 de janeiro.

A embaixadora também destacou a homenagem calorosa que o grupo de 11 empresários mexicanos que acompanhou López Obrador - que incluiu Carlos Slim e Ricardo Salinas, os dois homens mais ricos do México - fez a ele após o jantar de gala na Casa Blanca. "Todos os empresários o aplaudiram longamente e lhe disseram que nunca haviam visto uma visita que lembrem ter sido tão bem-sucedida em circunstâncias tão difíceis", relatou.

López Obrador mantém uma relação tensa com o empresariado mexicano, que se traduziu em um clima de incertezas para o investimento privado e um desempenho econômico pobre.

O Canadá foi o grande ausente da reunião. O primeiro-ministro Justin Trudeau se recusou a participar, enquanto permanece no ar a possibilidade de sanções dos EUA ao alumínio canadense.

Como parte de sua política de austeridade, López Obrador viaja de volta para seu país em um voo comercial, que fará escala em Miami. Sua chegada à Cidade do México é esperada para em torno das 15h30 locais.

Ao chegar ao aeroporto de Washington, ele foi visto, mais uma vez, de máscara facial, algo inédito até sua visita aos EUA. López Obrador não pôde evitar o acessório, cujo uso por parte dos passageiros é exigido pelas autoridades aeronáuticas internacionais, devido à pandemia de COVID-19.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)