(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Chuvas fortes no oeste do Japão obrigam a retirada de 75.000 pessoas


postado em 04/07/2020 00:37

Pelo menos 75.000 pessoas receberam neste sábado ordem de evacuar no oeste do Japão, atingido por fortes chuvas que provocaram inundações e deslizamentos de terra, deixando dezenas de desabrigados e 13 desaparecidos, segundo autoridades locais.

A agência meteorológica do país emitiu o nível mais alto de alerta de emergência por fortes chuvas para Kumamoto e Kagoshima na ilha de Kyushu.

Imagens de televisão mostraram veículos cobertos por água em estacionamentos perto de um rio que transbordou, enquanto várias pontes foram destruídas pela força da correnteza.

Equipes de resgate procuravam três pessoas em Kumamoto depois que um deslizamento de terra atingiu a casa onde estavam, informou a emissora pública NHK.

"Emitimos ordens de evacuação após fortes chuvas", disse Toshiaki Mizukami, funcionário da prefeitura de Kumamoto.

"Pedimos encarecidamente que as pessoas tomem medidas para proteger suas vidas, pois ainda está chovendo bastante", declarou à AFP.

A Kyodo News divulgou que 75.000 moradores de Kumamoto e Kagoshima receberam ordens para evacuar suas casas, e que havia pelo menos 100 pessoas ilhadas em suas residências.

As autoridades locais pediram que as tropas se juntassem às operações de resgate, informou a NHK.

Alguns serviços ferroviários, incluindo as operações de trem-bala de Shinkansen, foram suspensos na região.

O Japão está atualmente em sua estação chuvosa, o que geralmente causa inundações e deslizamentos de terra, o que leva as autoridades locais a emitir ordens de evacuação.

Até o momento, não foram registradas vítimas ou feridos.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)