(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Hamas e Fatah se comprometem a 'se unir' contra projeto israelense de anexação


postado em 02/07/2020 08:01

O Hamas e o Fatah se comprometeram, nesta quinta-feira (2), a se unir contra o projeto de anexação israelense de zonas da Cisjordânia ocupada, durante uma incomum entrevista coletiva conjunta dos partidos palestinos rivais.

"Vamos implementar todos os mecanismos para garantir a unidade nacional" contra o projeto israelense, afirmou o secretário-geral do Fatah, Jibril Rajub.

Ele disse se expressar em uma "única e só voz" nesta conferência com Saleh al-Aruri, dirigente do Hamas, que falou de Beirute, por vídeo.

"Afirmo que a posição da direção do Hamas é pelo consenso nacional. Esta entrevista coletiva conjunta é, por sua vez, uma oportunidade de iniciar uma nova etapa a serviço do nosso povo neste momento perigoso", acrescentou Aruri.

O Fatah, partido laico no poder na Cisjordânia, e o Hamas, movimento islamista no poder na Faixa de Gaza, enfrentam-se desde 2007. Naquele ano, o Hamas assumiu o controle desse enclave palestino, ao fim de uma quase guerra civil um ano após ter vencido as eleições legislativas.

Dos manifestantes palestinos ao primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, os apelos se multiplicaram para pedir ao primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, que abandone seu projeto de anexação na Cisjordânia. Este plano estenderia as "fronteiras" de Israel, com o risco de um novo conflito na região.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)