(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Morales denuncia estratégia judicial para tornar seu partido ilegal na Bolívia


postado em 01/07/2020 15:31

O ex-presidente da Bolívia Evo Morales denunciou nesta quarta-feira (01) uma "estratégia judicial" do governo interino de Jeanine Áñez para tornar ilegal seu partido e tirar seu candidato Luis Arce da disputa eleitoral, favorito para as eleições de 6 de setembro.

"Denunciamos à comunidade nacional e internacional que, a dois meses das eleições na #Bolívia, o governo de fato iniciou uma estratégia judicial com fins políticos para desabilitar nosso candidato @LuchoXBolivia e o MAS (Movimento para o Socialismo) e impedir nossa participação eleitoral", tuitou Morales (2006-2019) de seu refúgio na Argentina, onde vive desde dezembro após renunciar um mês antes.

O governo acusa Morales de estar envolvido em um escândalo milionário devido a uma compra em maio com um sobrepreço de respiradores espanhóis para pacientes com coronavírus, em uma operação realizada durante a gestão da direitista Áñez, que concorre à eleição.

Uma investigação policial estabeleceu supostas ligações telefônicas entre um dos envolvidos no caso e Morales, assim como com os ex-ministros Gabriela Montaño (Saúde), que está na Argentina, e Carlos Romero (Interior), que na terça-feira deixou cinco meses de prisão para entrar em prisão domiciliar.

O vice-ministro de Transparência Institucional, Guido Melgar, pediu ao Ministério Público que investigasse Morales e seus colaboradores.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)