Jornal Estado de Minas

Irã, Rússia e Turquia prometem intensificar o diálogo sobre a Síria

Irã, Rússia e Turquia, que apoiam lados opostos na guerra na Síria, concordaram nesta quarta-feira intensificar seus esforços de coordenação para reduzir as tensões naquele país.

Os três países "reiteraram sua determinação de intensificar a coordenação trilateral" na questão síria, segundo comunicado conjunto divulgado após uma cúpula virtual entre o presidente iraniano, Hassan Rohani, e seus colegas russo, Vladimir Putin, e turco, Recep Tayyip Erdogan.



O texto também enfatiza o "firme compromisso" dos três países com "a soberania, independência e a unidade e integridade territorial" da Síria.

Na guerra que assola a Síria desde 2011, o Irã e a Rússia são os principais defensores do poder de Bashar al-Assad, enquanto a Turquia apoia os rebeldes.

Rohani, Putin e Erdogan se reuniram no âmbito do chamado processo de paz de Astana, liderado por esses três países.

Esta é sua primeira cúpula trilateral dedicada à questão síria desde setembro de 2019.

O encontro ocorre quando o relacionamento russo-turco está sob forte tensão por causa da Síria, mas também da Líbia, onde a Rússia e a Turquia apoiam lados opostos.

Em meados de junho, uma visita dos ministros da Defesa e das Relações Exteriores da Rússia à Turquia foi cancelada no último minuto.

Segundo o ministro iraniano das Relações Exteriores, Mohammad Zarif, cujo país presidiu a reunião, os três países "concordaram em continuar a coordenação entre si, com ênfase na redução das tensões, no processo político e na ajuda humanitária", três pontos contidos na declaração final.

Zarif disse no Twitter que a cúpula virtual foi "muito construtiva".

Por sua parte, Putin observou que "a situação mais tensa continua a ser observada nos territórios não controlados pelo exército sírio, particularmente na zona desmilitarizada de Idlib e no nordeste da Síria".

É por isso que é necessário "ajudar ativamente a promover o diálogo inclusivo entre os sírios".