(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Moscou teria pago talibãs para matar soldados ocidentais


postado em 26/06/2020 21:07

Os serviços de inteligência dos Estados Unidos estão convencidos de que a Rússia discretamente ofereceu recompensas a combatentes próximos ao Talibã para matar soldados americanos ou da OTAN no Afeganistão, noticiou o New York Times nesta sexta-feira (26).

Essa conclusão remonta há alguns meses, quando os islamitas afegãos iniciaram negociações com Washington para acabar com a guerra mais longa dos Estados Unidos, segundo o jornal.

Os americanos e os talibãs assinaram um acordo em 29 de fevereiro, que prevê uma retirada gradual de todas as forças americanas do Afeganistão e negociações de paz entre os insurgentes e o governo de Cabul.

Uma unidade da inteligência militar russa distribuiu dinheiro a combatentes islâmicos ou criminosos armados próximos ao Talibã, acrescentou o New York Times. A publicação não informou, porém, quantos dos 20 americanos mortos no Afeganistão em 2019 estavam relacionados a essa operação.

O jornal, que cita altos funcionários em anonimato, afirma que o presidente Donald Trump foi informado sobre a iniciativa e que seus assessores de segurança nacional abordaram o assunto em uma reunião no final de março.

Washington compartilhou sua descoberta com o Reino Unido, cujos soldados também foram alvo da ação de Moscou, informou o jornal.

Altas autoridades americanas e afegãs já haviam mencionado o apoio da Rússia ao Talibã e que uma operação como essa representaria uma escalada significante de seu envolvimento no conflito afegão.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)