Jornal Estado de Minas

Doadores prometem US$ 130 milhões a agência da ONU para refugiados

A Agência da ONU para os Refugiados Palestinos (UNRWA) obteve nesta terça-feira (23) promessas de 130 milhões de doadores estrangeiros, em um momento em que a organização atravessa uma grave crise financeira, acentuada pela pandemia do novo coronavírus.



"Durante uma reunião extraordinária, 75 governos e ONGs se comprometeram a doar 130 milhões de dólares para garantir as atividades da UNRWA", indicou a agência em um comunicado.

No começo de maio, a UNRWA reivindicou ajuda urgente de quase 100 milhões de dólares para fazer frente às consequências econômicas da pandemia.

"As necessidades destes refugiados aumentam devido à pandemia do novo coronavírus e suas consequências, a recessão nos países de acolhida e a instabilidade política" regional, acrescentou.

A agência luta desde 2018 para compensar a suspensão do financiamento dos Estados Unidos, que era até então o principal doador da organização, encarregada de gerenciar escolas e fornecer ajuda médica a cinco milhões de refugiados palestinos em Jordânia, Líbano, Síria, Cisjordânia ocupada e Faixa de Gaza.

A UNRWA "atravessa a crise financeira mais grave de sua história e o novo coronavírus tem um efeito devastador", avaliou Elizabeth Campbell, encarregada da agência em Washington.

Em 2018, os Estados Unidos anunciaram que poriam um fim à sua ajuda financeira anual de 300 milhões de dólares à agência da ONU por considerá-la obsoleta, 70 anos depois da criação do Estado de Israel.