(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas DADOS ATUALIZADOS

Coronavírus: mundo ultrapassa 8,7 milhões de casos

Estados Unidos têm 32,2 mil novas infecções, de acordo com o Centro de Controle e Prevenção a Doenças


postado em 20/06/2020 14:33 / atualizado em 20/06/2020 15:19

(foto: Soraia Piva/Arte EM/D.A Press )
(foto: Soraia Piva/Arte EM/D.A Press )
O mundo ultrapassou a marca de 8,7 milhões de casos confirmados do novo coronavírus neste sábado (20). A informação é do monitor sobre a doença mantido pela Universidade Johns Hopkins, dos Estados Unidos. São 8.703.274 casos, e 460.963 mortes. Os dois países com os maiores números de casos e de óbitos continuam sendo os Estados Unidos e o Brasil.

Nos EUA, são 2.215.618 infecções confirmadas, de acordo com o Centro de Controle e Prevenção a Doenças (CDC, na sigla em inglês), aumento de 32.218 casos em relação a ontem. As mortes aumentaram em 690, para 119.055. Apenas no Estado da Flórida, foram 4.049 novos casos entre ontem e hoje, elevando o total estadual a 93.797 casos. De acordo com veículos da imprensa americana como a CNN, foi o maior aumento de casos em um único dia no Estado até o momento.

Também nos Estados Unidos, os Institutos Nacionais de Saúde (NIH, na sigla em inglês) informaram ter paralisado um estudo clínico sobre o uso da hidroxicloroquina para o tratamento da covid-19. Segundo o NIH, embora não haja evidências de que a droga seja perigosa no tratamento, "é muito improvável que seja benéfica a pacientes hospitalizados com a covid-19". Ontem, a farmacêutica suíça Novartis também anunciou o fim de um estudo com a substância, alegando que não conseguiu voluntários o suficiente para dar verificabilidade aos resultados.

Passando à Europa, a Itália reportou 262 novos casos da doença e 49 mortes, segundo a Defesa Civil local, o que elevou os totais de infectados e de mortos a 238.275 e a 34.610, respectivamente. Na Alemanha, o número de trabalhadores de um frigorífico da Tönnies em Rheda-Wiedenbrueck infectados pelo vírus aumentou para 1.209, ante os 803 casos confirmados até ontem. Segundo a Jonhs Hopkins, a Alemanha tem 190.670 casos da covid-19.

Já no Brasil, foram 4.600 novos casos das 20h de ontem às 13h de hoje, com 66 novas mortes, o que eleva os totais a 1.043.168 e a 49.156, respectivamente. Os números foram apurados pelo consórcio formado pelo Estadão e por G1, O Globo, Extra, Folha e UOL junto às secretarias estaduais de saúde.

 

O que é o coronavírus

Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.

Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp

Como a COVID-19 é transmitida? 

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?


Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam:

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal
Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus. 

Vídeo explica por que você deve 'aprender a tossir'


Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

 

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)