(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Novartis encerra estudo sobre hidroxicloroquina por falta de participantes


postado em 20/06/2020 07:55

O grupo farmacêutico suíço Novartis anunciou o fim de um teste clínico sobre a hidroxicloroquina para tratar os pacientes de COVID-19 por falta de participantes.

Em 20 de abril, o grupo anunciou um acordo com a agência americana de medicamentos, a Food and Drug Administration (FDA), para organizar testes clínicos de fase III da hidroxicloroquina em pacientes hospitalizados por COVID-19.

Os testes tinham como objetivo avaliar o uso do tratamento em 440 enfermos em uma dezena de cidades nos Estados Unidos.

Mas em 15 de junho as autoridades de saúde americanas retiraram a autorização do uso em caráter de urgência de dois tratamentos contra a COVID-19, a cloroquina e a hidroxicloroquina, que o presidente Donald Trump chegou a defender durante algum tempo.

A FDA anunciou em 28 de março a autorização para a prescrição destes tratamentos contra a malária, apenas no hospital, a pacientes infectados pelo novo coronavírus.

Em um comunicado, a Novartis explica que tomou a decisão de "deter e encerrar um teste clínico com hidroxicloroquina contra a COVID-19" pelas graves dificuldades de contratação dos participantes, o que tornou "impossível" finalizar o estudo.

A polêmica sobre a eficácia da hidroxicloroquina passou da área científica e entrou no debate político.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) renunciou esta semana aos testes sobre este tratamento e chegou à conclusão de que o fármaco eficiente no tratamento contra a malária não reduz a taxa de mortalidade dos pacientes hospitalizados de COVID-19.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)