(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Quatro retratos de Confederados do sul são retirados do Capitólio


postado em 18/06/2020 21:43

Quatro quadros com imagens de ex-parlamentares do século 19 que serviram na Confederação foram removidos nesta quinta-feira (18) do Capitólio em uma nova ação para enfrentar o racismo e a injustiça sistêmica nos Estados Unidos.

Os retratos desses homens, todos líderes da Câmara dos Representants no século XIX, foram removidos por ordem da atual presidente da casa legislativa, Nancy Pelosi.

"Não há lugar nos sagrados saguões do Congresso, nem em nenhum local de honra, para celebrar homens que incorporam a intolerância violenta e o racismo grotesco da Confederação", declarou Pelosi.

A ação simbólica ocorreu na véspera comemoração do fim da escravidão nos Estados Unidos, feriado conhecido como "Juneteenth".

A chefe da Câmara dos Representantes disse que fez o pedido para que o mesmo coincida com o "Juneteenth", diante do "momento de extraordinária angústia nacional devido à dor causada pela morte de centenas de negros americanos pela injustiça racial e violência policial".

Uma onda de protestos tomou conta do país após o assassinato de George Floyd, um homem negro de 46 anos, por um policial branco em Minneapolis, em 25 de maio.

Várias estátuas de figuras confederadas foram derrubadas ou têm ordem de remoção em muitos estados do país, no momento em que os Estados Unidos digerem seu legado racista.

Em uma cena incomum no Capitólio, trabalhadores usando máscaras para impedir a propagação do coronavírus subiram em escadas e removeram duas pinturas em molduras de ouro de uma parede em uma sala cheia de ornamentos adjacentes à Câmara dos Representantes.

Os quatro retratos removidos representam Robert Hunter, da Virgínia; Howell Cobb e Charles Crisp, da Geórgia; e James Orr, da Carolina do Sul, que Pelosi lembrou que uma vez jurou na Câmara dos Representantes "preservar e perpetuar" a escravidão para que os americanos pudessem "desfrutar" de suas "propriedades em paz, tranquilidade e segurança".

Pelosi já havia pedido a remoção de 11 estátuas de figuras confederadas do Capitólio, incluindo a do presidente da Confederação, Jefferson Davis. O pedido está sendo estudado por uma comissão bipartidária.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)