(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Supremo da Venezuela suspende mais um diretório de partido opositor


postado em 16/06/2020 18:37

O Tribunal Supremo venezuelano suspendeu nesta terça-feira (16) o diretório do partido político Primeiro Justiça, do ex-candidato presidencial Henrique Capriles, depois que as principais forças opositoras anunciaram um boicote às eleições parlamentares deste ano, as quais consideram "falsas".

A Câmara Constitucional do Tribunal Supremo de Justiça (TSJ) "decretou (...) suspender o atual Conselho de Administração da organização com fins políticos 'Movimento Primeiro Justila'", pronunciou-se o tribunal em um comunicado.

O TSJ, de linha chavista, tomou uma decisão semelhante na segunda-feira passada contra outra organização opositora, a Ação Democrática.

O tribunal nomeou um "conselho diretivo ad hoc" no Primeiro Justiça, liderado pelo deputado José Brito, adversário do líder parlamentar da oposição Juan Guaidó, reconhecido como presidente interino da Venezuela por cerca de cinquenta países, encabeçados pelos Estados Unidos.

Brito é aliado de Luis Parra, um legislador da oposição que rompeu com Guaidó após ser acusado de corrupção vinculado a um programa de auxílio alimentar do governo Nicolás Maduro, e ao se proclamar como presidente da Assembleia Nacional, com o apoio do chavismo, em paralelo à reeleição do líder opositor.

O novo conselho da Primeiro Justiça, acrescentou o TSJ, poderá usar "o cartão eleitoral, o logotipo, símbolos, emblemas, cores e qualquer outro conceito típico da organização mencionada".

O TSJ, "que apenas se ocupa da ambição doentia de Maduro pelo poder, agora decide entregar o nosso partido a lixões corruptos", criticou Capriles no Twitter.

Ele disputou a Presidência com o ex-presidente Hugo Chávez, em 2012, e Maduro, em 2013.

No último domingo, onze partidos da oposição anunciaram em uma declaração conjunta o boicote às próximas eleições, programadas para este ano, embora ainda sem data marcada.

O processo eleitoral serviria para renovar o Parlamento, o único poder nas mãos da oposição.

A oposição chamou o processo de "farsa", depois que o TSJ nomeou uma nova direção do Conselho Nacional Eleitoral (CNE), liderada por Indira Alfonzo, uma magistrada processada pelo Canadá.

As nomeações ocorreram depois que o tribunal declarou a "omissão" do Legislativo em seu poder de eleger, por lei, novos reitores do CNE, em 5 de junho.

"O regime (de Maduro) continua sua manobra para roubar cartões, logotipos e símbolos eleitorais para tentar 'validar' o seu programa eleitoral", denunciou a equipe de comunicação de Guaidó.

A Primeiro Justiça, que surgiu como movimento civil e foi formalizado como partido político em 2000, e a Ação Democrática são as organizações com a maior representatividade da oposição na Assembleia Nacional.

O fundador da Primeiro Justiça, o exilado Julio Borges, é o representante de Relações Exteriores de Guaidó.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)