(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Bolívia confia que México evitará fuga de asilados de sua embaixada


postado em 16/06/2020 16:37

A Bolívia está confiante de que o México evitará uma eventual fuga dos ex-ministros do ex-presidente Evo Morales, asilados desde novembro em sua residência diplomática em La Paz, disse nesta terça-feira (16) a ministra das Relações Exteriores da Bolívia, Karen Longaric.

"Historicamente, o México tem respeitado o instituto de asilo e isso também significa não deixar aqueles que estão em seus distritos diplomáticos escaparem ou saírem sem a devida autorização", disse Longaric em entrevista coletiva.

A chanceler disse que, sob essa lógica, "temos segurança, boa fé, a convicção de que o México cumpre esse princípio" e, portanto, "evita saídas sem autorização, isso significa salvo-conduto".

Desde o fim de semana passado, circulam nas redes sociais versões de que alguns refugiados teriam escapado. No domingo, a polícia boliviana patrulhou as proximidades da embaixada para verificar uma eventual fuga, negada mais tarde por La Paz.

Desde novembro, os ex-ministros Juan Ramón Quintana (da Presidência), Javier Zavaleta (Defesa), Héctor Arce (Justiça), Hugo Moldiz (Interior) e Wilma Alanoca (Cultura) se encontram na residência.

Também estão asilados no local, o ex-governador do departamento andino de Oruro, Victor Hugo Vásquez, e o ex-diretor da Agência Estadual de Tecnologia da Informação, Nicolás Laguna.

O governo boliviano de direita afirma que há denúncias e uma investigação em andamento sobre os supostos crimes de sedição e levante armado.

O caso provocou tensões diplomáticas entre o México e La Paz. O governo mexicano de Andrés Manuel López Obrador deu a entender que teme por uma eventual operação policial que possa deter os ex-ministros refugiados.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)