(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Baratas, aranhas e mensagens anônimas: seis ex-funcionários do eBay são acusados de ciberassédio agressivo


postado em 15/06/2020 18:13

Eles os espionavam, intimidavam com mensagens anônimas, enviavam baratas e aranhas vivas e até uma máscara de porco ensanguentada: seis ex-funcionários do eBay foram acusados nesta segunda-feira, em um tribunal de Massachusetts, de ciberassédio agressivo contra os editores de uma publicação que consideravam crítica da empresa.

Para intimidar o casal de blogueiros, os então funcionários da gigante dos leilões virtuais orquestraram uma campanha de assédio que incluiu mensagens anônimas, envio de objetos perturbadores (como um livro sobre como sobreviver à perda do cônjuge) e pornografia endereçada ao casal, mas enviada a vizinhos, informou o promotor do estado de Massachusetts, Andrew Lelling. Também foram enviadas larvas de moscas e uma coroa fúnebre.

As vítimas, que vivem na pequena cidade de Natick, são a editora e o diretor de uma publicação eletrônica sobre empresas de comércio eletrônico, o que inclui o eBay, informou Lelling.

James Baugh, 45, ex-diretor de Segurança da empresa, foi preso hoje e acusado de conspiração para cometer ciberassédio e corromper testemunhas. Outro ex-diretor do eBay, David Harville, 48, também foi preso hoje, sob as mesmas acusações.

Quatro outros funcionários da empresa, incluindo um ex-policial, foram acusados dos mesmos crimes, que prevêem uma pena máxima de cinco anos de prisão, até três anos de liberdade condicional e uma multa de até 250 mil dólares.

"Foi um esforço determinado, sistemático, de funcionários do alto escalão de uma grande empresa para destruir a vida de um casal em Natick, tudo porque o mesmo publicava conteúdo que não agradava aos executivos da empresa", informou o promotor.

O eBay anunciou hoje que demitiu os seis funcionários em setembro passado: "A empresa não tolera este tipo de comportamento. O eBay pede desculpas aos indivíduos afetados e lamenta que eles tenham sido submetidos a isso."


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)