(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Incêndio a bordo de submarino nuclear francês é apagado


postado em 13/06/2020 08:31

O incêndio a bordo do submarino nuclear francês Perle, em revisão em Toulon (sul), foi extinto na madrugada deste sábado (13), após 14 horas de combate ao fogo, anunciou a Marinha.

O incêndio, que começou às 10h35 de sexta-feira na parte da frente do submarino que está em doca seca para reparos, foi extinto por volta da meia-noite após a intervenção de "cem bombeiros e mais de 150 pessoas de apoio".

O submarino, em parada técnica em uma bacia da base naval de Toulon, foi evacuado e "não há feridos".

"O risco nuclear associado ao combustível nuclear é zero, sendo este último retirado como parte da parada técnica. Não há armas (mísseis, torpedos, munições), nem baterias a bordo", ressaltou a Marinha.

Na sexta-feira, um representante do Naval Group, responsável pelos reparos, descreveu o incidente como "sério".

Último dos seis submarinos franceses de ataque nuclear do tipo Ruby a entrar em serviço, em 1993, Perle entrou na bacia em janeiro para trabalhos de renovação e modernização que deveriam durar 18 meses.

A Comissão Independente de Pesquisa e Informação sobre Radioatividade (Criirad) pediu que as autoridades fossem "vigilantes": "a ausência de combustível (a bordo) não significa que não há radioatividade", estimou à AFP Bruno Chareyron, diretor de seu laboratório.

"Nenhuma anomalia em relação ao nível de radiação natural" foi observada na sexta-feira entre as 14h30 e 17h00 nos aparelhos de medição de radioatividade instalados em três locais nas proximidades.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)