(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Macron viajará a Londres para o 80º aniversário do chamado à resistência de De Gaulle


postado em 12/06/2020 17:13

O presidente francês, Emmanuel Macron, participará na próxima quinta-feira (12) em Londres da comemoração do 80º aniversário do chamado à resistência contra os nazistas feito pelo general Charles de Gaulle em 18 de junho de 1940, segundo informações oficiais da realeza britânica.

O governante francês e a primeira-dama, Brigitte Macron, serão recebidos na Clarence House, residência do príncipe Charles e sua esposa, em sua primeira viagem desde a de Nápoles, na Itália, para a cúpula ítalo-francesa, em 27 de fevereiro.

Em uma mensagem divulgada pela BBC em 18 de junho de 1940, após sua chegada a Londres, o general De Gaulle pediu aos militares, engenheiros e trabalhadores franceses que o seguissem para continuar a luta contra a Alemanha nazista, apesar da vontade do governo do marechal Pétain de firmar um armistício.

"Aconteça o que acontecer, a chama da resistência francesa não deve se apagar e não se apagará", declarou o general francês na época.

De Gaulle ficou à frente do primeiro governo provisório após a libertação da França em 1944, e foi Presidente da República Francesa de 1959 a 1969.

A visita de Macron ocorre em um momento em que o Reino Unido e a comunidade europeia esperam intensificar suas discussões para tentar chegar a um acordo sobre a relação pós-Brexit entre o Reino Unido e a UE.

Esta viagem faz parte do "Ano de Gaulle", que ocorre em comemoração ao 50º aniversário da morte do ex-presidente francês, falecido em 9 de novembro de 1970.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)