(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Ataque jihadista mata 59 na Nigéria, informam milicianos e líder local


postado em 09/06/2020 19:54

Combatentes do grupo Estado Islâmico da África Ocidental (Iswap, sigla em inglês) mataram 59 pessoas em um ataque contra uma aldeia de pastores situada no noroeste da Nigéria, informaram à AFP milicianos e um funcionário local.

Os responsáveis pelo ataque chegaram à aldeia de Felo, no distrito de Gubio (estado de Borno), por volta das 14h GMT, matando 59 moradores, segundo o líder da milícia antijihadista Babakura Kolo, cujo balanço foi confirmado por outro miliciano e uma autoridade local. Segundo Kolo, "alguns foram baleados e outros, atropelados por jihadistas".

O ataque foi uma resposta ao assassinato de combatentes jihadistas pela milícia local, que protegia o gado da aldeia, informou o líder local, que não quis ser identificado. O roubo constante de gado levou os moradores a criar uma milícia para proteger a aldeia, explicou o miliciano Ibrahim Liman, que também reportou a cifra de 59 vítimas. Os milicianos "perseguiram os insurgentes" pela montanha, matando alguns deles em uma troca de tiros, assinalou.

O distrito de Gubio, localizado a 80 km da capital regional, Maiduguri, é alvo frequente dos jihadistas do Iswap. Em resposta, mais de 100 milicianos e caçadores tradicionais foram mobilizados por autoridades locais para proteger a localidade e seus arredores.

O Iswap é uma facção dissidente do Boko Haram, do qual se separou em 2016. Ele aumentou o número de ataques contra o Exército nos últimos dois anos, mas, em meses recentes, foram registrados vários ataques do grupo contra civis.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)