(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Seis crias de pássaro endêmico em risco de extinção nascem em Galápagos


postado em 09/06/2020 18:31

Seis crias do pássaro vermelho da espécie Pyrocephalus nanus, endêmico do arquipélago de Galápagos e ameaçado de extinção, nasceram em uma área onde existem apenas 40 pares reprodutores, anunciou nesta terça-feira o Parque Nacional de Galápagos.

O nascimento foi registrado na parte alta da ilha de Santa Cruz, uma das três principais do arquipélago, laboratório natural que serviu ao cientista inglês Charles Darwin para elaborar sua teoria sobre a evolução das espécies.

"Em termos de preservação, para o Pyrocephalus nanus significa que a estrutura populacional desta espécie aumentará em seis novos indivíduos dentro de seus territórios e zonas de vida", disse o diretor do parque, Danny Rueda, em vídeo divulgado pela reserva natural. Segundo ele, a espécie está ameaçada devido ao baixo número de indivíduos em seu território.

O funcionário informou que o parque desenvolve um programa de recuperação da ave, eliminando do seu entorno espécies vegetais introduzidas nas ilhas para facilitar a alimentação dos filhotes. Cientistas e guardas do parque também aplicam um larvicia na base dos ninhos, para evitar a proliferação da mosca parasita Philornis downsi, que provoca a morte das crias.

O Pyrocephalus nanus, considerado endêmico de Galápagos desde 2016, foi registrado em uma dezenas de ilhas do arquipélago, mas sua população na parte alta da ilha de Santa Cruz é reduzida, o que converte a ave em uma das espécies mais sujeitas a desaparecer, segundo um comunicado do parque.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)