(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Seis líderes europeus pedem a UE para preparar-se para a próxima pandemia


postado em 09/06/2020 17:30

Os líderes de França, Alemanha, Espanha e de três outros países europeus pediram nesta terça-feira (9) ao conjunto da UE que se prepare para a próxima pandemia, depois de reconhecer que o bloco não estava pronto para a atual crise de coronavírus.

A resposta à epidemia da COVID-19, que causou mais de 184.000 mortes na Europa "traz à tona questões sobre as capacidades da União Europeia e ressalta a necessidade de uma política" comum, ressaltaram os líderes.

A chanceler Angela Merkel, o presidente Emmanuel Macron, o chefe de governo Pedro Sánchez e seus colegas da Polônia, Bélgica e Dinamarca enviaram a carta juntamente com um plano com propostas.

"Esperamos que este plano sirva de inspiração para uma conversa frutífera em nível europeu", disseram.

A crise do COVID-19 gerou respostas nacionais no bloco da UE, composto por 27 membros, sem que houvesse uma coordenação de políticas de saúde, de medidas fronteiriças ou de trânsito de mercadorias e pessoas.

"Compreender as falhas é essencial", reconheceram os líderes.

A carta enfatiza o fracasso coletivo em garantir o fornecimento de medicamentos e suprimentos médicos, o que causou, inclusive, atritos entre os governos do bloco.

Os líderes também pediram à Comissão que desenvolva um sistema uniforme de coleta de dados, por exemplo em termos de infecções, a fim de desenvolver políticas comuns.

Os líderes da UE realizarão uma cúpula virtual em 19 de junho para avaliar as lições da crise.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)