(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Ali Kushayb, acusado de crimes de guerra em Darfur, está nas mãos do TPI


postado em 09/06/2020 13:19

Ali Kushayb, chefe das milícias Janjawid no Sudão e procurado desde 2007 pelo Tribunal Penal Internacional (TPI) por supostos crimes de guerra e crimes contra a humanidade na região de Darfur, está nas mãos do tribunal, informou nesta terça-feira um porta-voz.

Ali Kushayb "está atualmente detido no TPI depois de se render na República Centro-Africana", afirmou o tribunal em comunicado.

O TPI, que agradeceu à Missão da ONU na RCA (Minusca) "por seu apoio e cooperação durante a detenção", não especificou se Kushayb já está no centro de detenção de Haia ou se está sendo transferido.

"A primeira audiência de Kushayb perante o TPI" ocorrerá "o mais rápido possível", afirmou o tribunal.

Ali Kushayb é acusado desde 2007 de crimes contra a humanidade e crimes de guerra por causa de sua responsabilidade em pelo menos 50 assassinatos, estupros, roubos e torturas cometidos durante o conflito em Darfur entre 2003 e 2004.

Desde o início do conflito entre o poder central e os insurgentes das minorias étnicas em Darfur em 2003, pelo menos 300.000 pessoas morreram e milhões tiveram que deixar suas casas, segundo a ONU.

Kushayb era um alto funcionário próximo ao presidente sudanês Omar al-Bashir, que foi derrubado e está detido em Cartum, também sob acusação do TPI.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)