Jornal Estado de Minas

Foguete atinge aeroporto de Bagdá

Um foguete caiu nesta segunda-feira dentro do aeroporto internacional de Bagdá, onde soldados iraquianos e americanos estão posicionados, anunciou o exército iraquiano.

Desde outubro de 2019, houve cerca de trinta ataques contra soldados ou diplomatas americanos no país, embora, nos últimos meses, quase nenhuma ofensiva tenha sido detectada.



O disparo ocorreu três dias antes das discussões on-line entre os Estados Unidos e o Iraque, no âmbito de um "diálogo estratégico", que visava remodelar a cooperação entre os dois países, especialmente no campo militar.

"Um foguete caiu no complexo do aeroporto de Bagdá", disse o exército. "Não houve vítimas ou danos", informou à AFP uma fonte encarregada dos serviços de segurança.

A base onde os soldados americanos e iraquianos estão localizados fica dentro do complexo do aeroporto.

O aeroporto internacional de Bagdá permanece fechado devido às medidas de confinamento decretadas para impedir a propagação do novo coronavírus no país, que até o momento registrou 13.000 casos e 400 mortes.

Nenhum dos foguetes contra os interesses de Washington no Iraque foi reivindicado, mas o governo dos EUA os culpa pelas facções armadas pró-iranianas do Iraque.