(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Produção industrial na Espanha caiu um terço em abril


postado em 05/06/2020 07:43

A Espanha viu sua produção industrial despencar 33,6% em abril em ritmo interanual, devido ao confinamento e à paralisia de atividades econômicas não essenciais implementados para combater a pandemia - apontam dados oficiais divulgados nesta sexta-feira (5).

Essas medidas "causaram uma paralisia quase total da maior parte do tecido produtivo industrial durante a primeira parte de abril", seguida de uma "reincorporação paulatina e escalonada da atividade", explicou o Instituto Nacional de Estatística em seu comunicado à imprensa.

Com a população já sob um rigoroso confinamento desde 14 de março, o governo ordenou, entre 30 de março e 9 de abril, uma interrupção de todas as atividades econômicas não essenciais. A medida afetou, principalmente, o setor da construção e o industrial.

A indústria automotiva, a mais atingida, viu sua produção despencar 92% em abril na comparação interanual. Todas as fábricas de automóveis do país - segundo construtor europeu, atrás apenas da Alemanha - frearam sua atividade por várias semanas a partir de meados de março.

A produção caiu 70% nas indústrias têxtil, de calçados e de móveis.

Até a indústria de alimentos, quase a única a se beneficiar dos gastos das famílias durante o confinamento, viu sua taxa cair (-7,3% interanual).

A indústria farmacêutica foi a que melhor resistiu, com queda anual de apenas 0,4%.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)