(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Casa Branca: 'massacre' na Praça da Paz Celestial é 'tragédia que não será esquecida'


postado em 04/06/2020 22:31

O "massacre" de estudantes chineses na Praça da Paz Celestial, em 1989, em Pequim, é "uma tragédia que não será esquecida", declarou a Casa Branca nesta quinta-feira.

"Os Estados Unidos chamam a China a honrar a memória daqueles que perderam a vida e proporcionar dados detalhes de quem foi assassinado, detido ou segue desaparecido em relação aos acontecimentos da Praça da Paz Celestial, em 4 de junho de 1989", anunciou o Executivo americano em um comunicado.

"O massacre de civis chineses desarmados pelo Partido Comunista Chinês foi uma tragédia que não será esquecida", disse a porta-voz da Casa Branca, Kayleigh McEnany.

Washington também pediu a Pequim a "por fim à perseguição sistemática de milhões (de membros) de minorias étnicas e religiosas".

Esta declaração ocorre em um momento em que as relações entre os Estados Unidos e a China estão muito tensas e quando o presidente americano, Donald Trump, culpa Pequim pela propagação da pandemia do novo coronavírus.

A sangrenta intervenção do exército chinês na madrugada de 3 para 4 de junho de 1989 pôs fim a sete semanas de protestos de estudantes e trabalhadores contra a corrupção e pela democracia.

A repressão deixou entre centenas e mais de mil mortos.

Até hoje, o tema é um tabu na China.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)