(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Cúpula bilateral UE-China prevista para o final de junho


postado em 04/06/2020 11:37

Os presidentes das instituições europeias e os líderes chineses realizarão uma cúpula por videoconferência em junho, que servirá para preparar a próxima cúpula extraordinária UE-China, adiada devido à pandemia de coronavírus, anunciou a Comissão Europeia nesta quinta-feira.

"Estamos trabalhando com as autoridades chinesas para chegar a um acordo sobre a data de uma cúpula bilateral entre os presidentes das instituições europeias e os líderes chineses", disse a porta-voz de Josep Borrell, chefe de diplomacia europeia.

Esta reunião deve ocorrer antes do final de junho, após a cúpula dos chefes de Estado e de governo da UE, marcada para 19 de junho, segundo confirmaram à AFP duas fontes europeias.

Será uma videoconferência e "a data ainda não foi definida com as autoridades chinesas", precisou.

A pandemia causou "uma grande bagunça" e complicou os preparativos, disse uma autoridade europeia.

A cúpula bilateral entre os presidentes das instituições europeias e os líderes chineses estava prevista para março, mas teve que ser adiada, e uma viagem à China pela chanceler Angela Merkel e pelos presidentes Charles Michel (Conselho Europeu) e Ursula von der Leyen (Comissão) foi cancelada.

Na quarta-feira, um porta-voz do governo alemão também anunciou o adiamento da cúpula extraordinária UE-China, a ser realizada em setembro em Leipzig, Alemanha, país que assumirá a presidência da UE no segundo semestre de 2020.

O adiamento, segundo este porta-voz, foi decidido de comum acordo com o presidente chinês Xi Jinping, "levando em consideração a situação geral da pandemia".

Uma decisão julgada "sem surpresas" por vários diplomatas europeus contatados pela AFP.

Uma cúpula desse tipo, que reúne Xi Jinping e os líderes dos 27 países da UE "requer um enorme trabalho preparatório que não foi possível realizar", disse uma fonte próxima ao caso.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)