(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Denúncia de mulher branca contra afro-americano no Central Park gera indignação


postado em 26/05/2020 15:55

Um vídeo de uma mulher branca chamando a polícia pela presença de um homem negro que observava pássaros no Central Park, em Nova York, viralizou na internet, provocando indignação com a denúncia considerada racista.

As imagens postadas no Twitter, com quase 26 milhões de visualizações, foram filmadas pelo homem, Christian Cooper, que disse que pediu à mulher que colocasse uma coleira em seu cachorro.

Ela passeava com o cão na segunda-feira em uma área arborizada do parque, popular entre os observadores de pássaros e onde os cães devem ser mantidos na coleira.

No vídeo, quando a mulher tenta controlar o cachorro, Cooper se aproxima e em seguida, ela faz uma ligação.

"Há um homem afro-americano aqui, estou no Central Park. Ele está me filmando, me ameaçando e ameaçando meu cachorro", disse a mulher, mais tarde identificada como Amy Cooper - sem relação com o homem - corretora de seguros em uma empresa local.

As imagens provocaram indignação nas mídias sociais e muitos usuários chamaram a mulher de "Karen", um termo popular on-line para descrever uma mulher branca considerada mais privilegiada do que outras.

O incidente provocou a reação do prefeito de Nova York, Bill de Blasio, que classificou suas ações como "racismo, puro e simples".

"Ela ligou para a polícia PORQUE ele era um homem negro. Mesmo que ela tenha violado as regras. Ela decidiu que ele era o criminoso e nós sabemos o porquê. Esse tipo de ódio não tem espaço em nossa cidade", disse ele em sua conta no Twitter.

Mais tarde, Amy Cooper se desculpou durante uma entrevista à NBC, na qual negou ser racista e disse que exagerou em sua reação porque se sentiu ameaçada.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)