(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Peru passa dos 100.000 casos e 3.000 mortes por COVID-19


postado em 20/05/2020 17:25

O Peru, segundo país da América Latina com o maior número de contagiados pelo novo coronavírus, superou nesta quarta-feira (20) os 100.000 casos confirmados de COVID-19 e superou as 3.000 mortes, informou o Ministério da Saúde.

O número total de casos alcançou 104.020 e o de mortos, 3.024, nas últimas 24 horas, segundo o novo balanço divulgado pelo Ministério no Twitter, depois de nove semanas de confinamento nacional em um país com a capacidade hospitalar à beira do colapso e economia virtualmente paralisada.

O número de casos - e óbitos - do novo coronavírus triplicou no Peru com relação a 30 de abril, e parentes de falecidos e pessoal de saúde reclamam da falta de equipamentos nos hospitais públicos.

"É como um filme de terror, dentro (do hospital) parece um cemitério pelos cadáveres. Os pacientes morrem em suas cadeiras, (ou) em cadeiras de rodas", disse à AFP o enfermeiro Miguel Armas, do hospital Hipólito Unanue, em Lima, cujos funcionários foram às ruas protestar nesta quarta-feira.

No Peru há 7.533 pacientes hospitalizados com COVID-19, segundo o novo balanço, enquanto crematórios de cemitérios de Lima trabalham dia e noite para incinerar corpos de pessoas falecidas com a doença e filas de carros funerários de formam do lado de fora de alguns hospitais de Callao, cidade vizinha a Lima.

"Meu pai morreu sozinho, não há médicos lá dentro. (Os pacientes) estão morrendo porque não há médicos, não há remédio", disse, pesarosa, à AFP Gloria Baylón, de 37 anos, filha de um homem falecido com o coronavírus no hospital Luis Negreiros de Callao.

Além da capital, o novo coronavírus também causa estragos em regiões do caloroso litoral norte, como Piura e Lambayeque, e em cidades e aldeias remotas da Amazônia peruana, habitadas principalmente por comunidades indígenas.

O Peru é o segundo país da América Latina com mais casos do novo coronavírus, depois do Brasil. É o terceiro em número de mortos, atrás de Brasil e México.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)