(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Volta da Bundesliga é criticada por outros atletas alemães


postado em 19/05/2020 14:49

A retomada da Bundesliga no último fim de semana foi criticada por atletas de outras modalidades, como o campeão mundial de remo Oliver Zeidler, que chamou de "piada" a volta do futebol e denunciou um "sistema demente".

"É uma piada", declarou Zeidler à SID, filial alemã da AFP.

"Se as crianças não podem voltar à creche e os restaurantes não podem trabalhar em plena capacidade, permitir que alguns milionários o façam na grama é enviar um sinal equivocado", argumentou.

O atleta de 23 anos, campeão do mundo em 2019, afirmou que gostaria de ver os torcedores dando as costas a este "sistema demente" e a este "mundo paralelo que cada vez mais vai à deriva".

No último sábado, a Bundesliga se tornou o primeiro grande campeonato europeu de futebol a retomar sua competição, após ficar suspensa por mais de dois meses devido à pandemia do coronavírus.

A volta do futebol foi possível após o governo da chanceler Angela Merkel relaxar as medidas de confinamento e restrições impostas para conter a pandemia.

Os jogadores de futebol estão sendo submetidos a testes de detecção da COVID-19 com frequência, os jogos são disputados sem a presença de público e os reservas precisam usar máscaras, entre outras medidas de higiene.

A Alemanha registou 175.210 casos de coronavírus, com 8.007 mortes.

Apesar da situação trágica, os clubes da Bundesliga pressionaram para que a temporada fosse concluída antes de 30 de junho para que não perdessem 300 milhões de euros em direitos de televisão.

No mesmo momento em que outras modalidades esportivas têm um futuro obscuro por não saber quando poderão voltar a competir, a retomada do futebol gerou polêmica.

Zeidler admitiu que pode treinar "com relativa normalidade", já que a Alemanha começou a retirar as restrições, mas garantiu que a situação atual confirma que o futebol recebe um tratamento privilegiado na Alemanha.

Uma opinião compartilhada pelo campeão olímpico do lançamento de dardo Thomas Röhler: "Parece que para os políticos é mais importante permitir que a bola volte a rolar do que outros esportes recebam o mesmo tratamento".

Contudo, a velocista Gina Lueckenkemper reconheceu que a volta da Bundesliga dá aos alemães uma sensação de se estar retornando à normalidade, algo que outros esportes não poderiam oferecer.

"Os antigos romanos sabiam como deixar seu povo feliz: pão e jogos", declarou à SID Lueckenkemper, vice-campeã europeia em 2018 dos 100 metros com barreiras.

Para a atleta de 23 anos, apesar de tudo, as críticas à volta do futebol são "justificadas e sensatas".

O campeão de esgrima Max Hartung garantiu que a volta do futebol é uma esperança para os outros esportes: "Quando você vê que voltaram a jogar futebol, te dá vontade de voltar à ativa", declarou o atleta de 30 anos, membro da equipe alemã campeão mundial em 2014.

"Evidentemente que o futebol é o único esporte ao vivo agora na televisão", embora "como esgrimista, sempre me preocupou o fato de só existir o futebol para a imprensa", desabafou.

Um sentimento compartilhado por Zeidler. "Neste momento, o futebol é o único que existe. É questão de dinheiro, e não de quem será o campeão alemão. Ninguém se importa com isso durante o coronavírus", concluiu.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)