(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Cinco fatos para saber sobre a OMS


postado em 18/05/2020 10:01

A Organização Mundial da Saúde (OMS), a agência de saúde das Nações Unidas, tem a missão de promover a saúde e coordenar situações de emergência, mas conta com poderes e financiamento limitados.

- Braço da ONU na saúde -

A OMS, que tem sede em Genebra, é uma organização multilateral fundada em 1948 pela ONU.

Sua criação coincide com o grandioso desenvolvimento dos antibióticos modernos e das vacinas, que mudaram a vida de milhões de pessoas. Conta com 194 Estados-membros e desde 2017 é liderada pelo ex-ministro de Relações Exteriores da Etiópia, Tedros Adhanom Ghebreyesus.

- Entre a prevenção e a gestão de crises -

A OMS realiza diversas campanhas de saúde pública - maternidade, higiene, vacinação, treinamento, acesso à água, prevenção de doenças -, promove o desenvolvimento dos sistemas de saúde e uma cobertura da saúde universal, intervém no território, aconselha os Estados sobre suas políticas de saúde e coordena a resposta em caso de epidemias.

- Uma agência pobre -

A OMS é financiada por seus Estados-membros, que contribuem em função de sua riqueza, além de contribuições voluntárias, mas também, e cada vez mais, por doações de particulares e fundações privadas. A OMS busca financiamento sem parar. Seu orçamento, bianual, foi de US$ 5.620 milhões (5.100 milhões de euros) para 2018 e 2019.

O presidente americano, Donald Trump, que acusa a OMS de agir em benefício da China, anunciou em meados de abril a suspensão do financiamento dos Estados Unidos, principal doador da agência.

- Sucessos... -

Após uma campanha de vacinação massiva, a OMS declarou há 40 anos, em maio de 1980, que "todos os povos" estavam "livres da varíola", uma doença infecciosa de origem viral que afeta principalmente as crianças.

Além disso, algumas doenças tropicais estão sendo eliminadas graças a programas de pesquisa.

A poliomelite e a malária desapareceram do continente europeu no início dos anos 2000.

Em dezembro de 2003, a OMS lançou com a UNAIDS um ambicioso programa para fornecer medicamentos anti-HIV para milhões de pessoas no terceiro mundo, principalmente na África.

- ...e fracassos -

A gestão da epidemia da febre ebola na África Ocidental entre o final de 2013 e 2016, que causou mais de 11.300 mortos, continua sendo o principal fracasso da OMS, acusada de ter subestimado o alcance da crise.

Alguns anos antes, em 2009, a organização foi julgada muito alarmista diante do vírus H1N1. Em pouco tempo, foi averiguado que o vírus era muito menos perigoso do que se temia.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)