Jornal Estado de Minas

Little Richard, pioneiro do rock'n'roll, morre aos 87 anos

Little Richard, um dos pioneiros do rock, que conquistou fama nos anos 1950 com sucessos como "Tutti Frutti" e "Long Tall Sally", conhecido por sua presença de palco eletrizante, morreu aos 87 anos, anunciou seu filho à revista Rolling Stone.

A causa da morte da lenda da música, que mobilizou multidões por décadas, ainda é desconhecida, segundo a revista.



Ao lado de artistas como Chuck Berry e Fats Domino, Little Richard impulsionou o sucesso na década de 1950 de um novo gênero, o rock'n'roll.

Sua voz distintiva, que ia do grave ao falsete, e suas apresentações impactantes inspiraram artistas de várias gerações, dos Beatles a David Bowie.

A Little Richard, cujo nome verdadeiro era Richard Wayne Penniman, também é creditado o espaço para o escândalo e a extravagância no rock and roll.

Ele chamava a atenção com suas camisas coloridas, o penteado com um topete de 15 cm de altura, ou seu bigode, fino como o traço de um lápis.

Richard nasceu em 5 de dezembro de 1932 em uma família pobre em Macon, Geórgia, sul dos Estados Unidos.

Um artista de música gospel descobriu seu talento para o canto em 1947 e, pouco depois, teve início sua carreira profissional.

Seu sucesso de 1955 "Tutti Frutti", que começava com uma frase nonsense mas cativante ("Awop bop a loo mop / Alop bam boom") se tornou uma espécie de apresentação social do rock na cultura popular americana.