(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas COVID-19

Hondurenhos impedem enterros com medo do coronavírus

Cerca de 300 vizinhos de 20 comunidades bloquearam estrada entre Tegucigalpa e Olancho para impedir sepultamento de vítimas de coronavírus


postado em 04/05/2020 17:37 / atualizado em 04/05/2020 18:06

Segundo manifestantes, eles têm medo de que parentes das vítimas levem a doença para suas comunidades(foto: ORLANDO SIERRA / AFP)
Segundo manifestantes, eles têm medo de que parentes das vítimas levem a doença para suas comunidades (foto: ORLANDO SIERRA / AFP)
 

Centenas de hondurenhos bloquearam nesta segunda-feira (04) uma estrada no leste da capital, Tegucigalpa, para impedir o enterro de vítimas da Covid-19 em um cemitério próximo a suas comunidades.


Cerca de 300 vizinhos de 20 comunidades colocaram pedras e galhos de árvore no meio de uma estrada entre Tegucigalpa e Olancho, a 10 km da capital.


Neste domingo, "vieram enterrar um cadáver, vinham com todas as medidas de segurança, mas se os parentes (infectados) vierem comprar em uma mercearia, irão nos infectar", queixou-se um dos manifestantes, que não quis se identificar, em declarações a um telejornal local.


Segundo o manifestante, em outros locais próximos a Tegucigalpa, os moradores rechaçaram os enterros e não permitirão que levem vítimas do novo coronavírus.


O vice-ministro da Saúde, Roberto Cosenza, disse que, em várias áreas de Honduras, moradores "não deixaram passar carros fúnebres que seguiam para certas comunidades, e o parente tem que andar com o corpo" procurando onde enterrá-lo.


Cosenza criticou o fato de familiares de pessoas que morrem em Tegucigalpa e San Pedro Sula, segunda maior cidade do país, terem sido impedidos por vizinhos de levar os mortos a seus locais de origem para sepultá-los.


"Coube a nós, autoridades sanitárias, ir aos cemitérios" enterrar corpos, disse o vice-ministro, segundo quem "o vírus chegou para ficar" e as autoridades terão que conscientizar a população sobre as medidas de prevenção, para que permitam os enterros.


Honduras registrou até hoje 1.055 infecções por Covid-19, com 82 mortos. Cerca de 40% dos testes realizados diariamente resultam positivos, segundo autoridades.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)