(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Bolsonaro revoga nomeação de chefe da PF após decisão do STF


postado em 29/04/2020 17:55

O presidente Jair Bolsonaro revogou nesta quarta-feira (29) a nomeação do novo chefe da Polícia Federal (PF) após uma decisão do Supremo Tribunal Federal, que a suspendeu por suspeita de "desvio de finalidade".

A nomeação ocorreu em meio a acusações de que Bolsonaro estaria tentando interferir em investigações policiais envolvendo familiares e aliados.

Alexandre Ramagem, chefe da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e amigo da família Bolsonaro, foi nomeado na terça-feira e deveria assumir formalmente o cargo nesta quarta.

O ministro do STF, Alexandre de Moraes, que atendeu a um pedido do PDT, partido da oposição, sustenta que o presidente pode ter incorrido em "desvio de finalidade" ao nomear Ramagem, desobedecendo "aos princípios constitucionais de impessoalidade, moralidade e interesse público", como observou em seu despacho ao qual a AFP teve acesso.

Após a decisão(que pode ser revertida pelo próprio tribunal no futuro), Bolsonaro decidiu retornar Ramagem à sua posição na Abin, mas afirmou que espera "em breve" poder realizar seu "sonho" de dar-lhe o comando da PF.

Segundo o ex-ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, Bolsonaro disse a ele que pretendia colocar na direção da PF "uma pessoa com quem ele tivesse contato pessoal, a quem pudesse ligar, solicitar informações, relatórios de inteligência".

Após as declarações de Moro, a Suprema Corte autorizou a abertura de uma investigação para determinar se Bolsonaro cometeu crimes como prevaricação e obstrução da justiça, acusações que o presidente nega.

As investigações da PF que preocupam Bolsonaro, de acordo com a imprensa, incluem uma aberta em março de 2019, que apura campanhas de notícias falsas para ameaçar ou caluniar ministro da Suprema Corte que se opõem a projetos do chefe de Estado. Segundo o jornal Folha de S. Paulo, que cita fontes policiais, Carlos Bolsonaro, filho do presidente, seria um dos articuladores desse esquema.

"Nossa Polícia Federal não persegue ninguém, exceto os criminosos", disse Bolsonaro nesta quarta-feira, quando empossou oficialmente como substituto de Moro o até então Advogado-geral da União André Mendonça.

Ramagem é agente da PF desde 2005. Ele se aproximou de Bolsonaro em 2018, como chefe da equipe de segurança do então candidato, após ser esfaqueado durante um ato de campanha em Minas Gerais.

Em seguida, se tornou assessor especial da Secretaria do Governo e, em meados de 2019, foi nomeado chefe de Inteligência.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)