(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

BCE está disposto a aceitar títulos podres como garantias bancárias


postado em 22/04/2020 18:13

O Banco Central Europeu (BCE) declarou nesta quarta-feira que os bancos da zona do euro podem apresentar títulos podres como garantia quando tomarem empréstimos na instituição.

"Os emissores desses ativos que atendem aos critérios mínimos de qualidade de crédito continuarão sendo aceitos no caso de um rebaixamento de sua nota", afirmou o BCE em comunicado, referindo-se a um possível rebaixamento da nota financeira de governos e emissores de dívida na zona euro.

O objetivo dessas novas regras é apoiar a capacidade dos bancos de continuar emprestando, explicou o comunicado.

Diante da deterioração da situação econômica devido à pandemia de coronavírus, as agências de classificação financeira começaram a rebaixar as notas que concedem aos emissores de dívida.

O BCE "congelará" a nota que os emissores de títulos possuíam em 7 de abril, de modo que qualquer classificação negativa de um título após essa data, mesmo que tenha sido rebaixado para o termo "podre", não terá impacto na solvência do banco que possuir os bônus.

Um dos que podem se beneficiar dessa situação é o Estado italiano, cuja dívida continua a aumentar.

O banco emissor de Frankfurt não esclarece se essas obrigações de categoria mínima podem entrar no seu programa de compra de ativos, que foi relançado no final de 2019, diante da debilidade da economia do euro.

O BCE informou em seu comunicado que está pronto para "tomar outras medidas, se necessário".


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)