(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Coreia do Sul minimiza relatos sobre saúde de líder norte-coreano

Agência de impressa sul-coreana diz que as informações que indicam que Kim estaria gravemente doente 'não são verdadeiras'


postado em 21/04/2020 16:55 / atualizado em 21/04/2020 17:07

(foto: Jung Yeon-je / AFP)
(foto: Jung Yeon-je / AFP)

A Coreia do Sul minimizou as notícias de que o líder norte-coreano, Kim Jong Un, teria se submetido a uma cirurgia recentemente, enquanto alguns observadores se perguntam o porquê de sua ausência em um importante evento nacional na semana passada.


Em 15 de abril, Pyongyang comemorou o aniversário de nascimento do fundador do regime, Kim Il Sung, avô de Kim, mas apesar de ser a data mais importante no calendário político anual, Kim não aparece em nenhuma das fotografias divulgadas pela imprensa oficial.


O Daily NK, um meio de comunicação digital administrado principalmente por desertores norte-coreanos, afirma que Kim teria sido operado em abril por conta de problemas cardiovasculares e estaria se recuperando em uma mansão na província de Phyongan do Norte.


"Fumo em excesso, obesidade e sedentarismo levaram ao tratamento cardiovascular urgente de Kim", reporta o site, citando uma fonte norte-coreana não identificada.


A informação não foi confirmada, mas provocou uma enxurrada de especulações.


Citando um alto funcionário dos Estados Unidos, a CNN reportou que Washington está "estudando relatórios" segundo os quais Kim Jong Un estaria "em estado grave após a cirurgia", sem dizer se esses "relatórios" são na verdade o artigo do Daily NK.


"Não temos nada a confirmar e nenhum movimento específico foi detectado na Coreia do Norte", segundo um comunicado da presidência sul-coreana.


Algumas autoridades da Coreia do Sul questionam a credibilidade das informações do Daily NK.


A agência de imprensa sul-coreana Yonhap considerou, citando declarações de um alto funcionário do país que não quis revelar sua identidade, que as informações que indicam que Kim estaria gravemente doente "não são verdadeiras".


A última aparição pública de Kim registrada em fotos oficiais foi em 11 de abril, quando ele presidiu uma reunião do gabinete político do partido, durante o qual havia pedido medidas mais rigorosas para combater o novo coronavírus.


Pyongyang, que fechou suas fronteiras e aplicou restrições populacionais, alega que não registrou nenhum caso da COVID-19.


Não é a primeira vez que a ausência de Kim gera todo tipo de especulação. Em 2014, ele não foi visto por seis semanas e posteriormente reapareceu com uma bengala.


Os serviços de inteligência sul-coreanos citados pela agência Yonhap disseram na época que ele tinha sido operado para remover um cisto do tornozelo.


O Ministério da Unificação da Coreia do Sul, que lida com questões inter-coreanas, e o Ministério da Defesa se recusaram a comentar.


A China, apoio diplomático e principal fornecedor de mercadorias para a Coreia do Norte, também não quis se aprofundar na questão.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)