Jornal Estado de Minas

Irã informa ter liberado provisoriamente mais de mil presos estrangeiros por pandemia

Mais de mil presos estrangeiros foram provisoriamente liberados no Irã por causa da propagação da COVID-19, informou nesta terça-feira (21) a Justiça iraniana após receber críticas de especialistas em Direitos Humanos pela ONU.

"Isso que o Irã fez para garantir a boa saúde dos presos, concedendo-lhes permissões de saída temporárias, é um gesto significativo", comparado ao que foi feito por outros países, disse o porta-voz da Autoridade judicial, Gholamhosein Esmaili.



Na semana passada, um grupo de especialistas em Direitos Humanos solicitou que o Irã aumentasse sua lista de presos que poderiam se beneficiar de uma saída temporária.

Em resposta ao pedido, Esmaili observou que os especialistas deveriam relatar o que "os Estados Unidos e o Reino Unido estavam fazendo com seus prisioneiros".

"Concedemos permissões (para saída) a mais de 1.000 estrangeiros, incluindo cidadãos desses países", acrescentou ele durante uma coletiva de imprensa, sem especificar as condições da libertação.

Na sua opinião, o Irã não deve ser acusado de "comportamento discriminatório".

Desde março, a República Islâmica concedeu permissões temporárias a cerca de 100.000 prisioneiros, cuja libertação provisória foi prorrogada até 20 de maio.

Alguns deles devem usar tornozeleiras eletrônicas.

A autoridade judicial também anunciou que cerca de 10.000 presos se beneficiarão de um indulto decretado por causa do Ano Novo iraniano (Noruz), o que virá a "diminuir o número de prisioneiros, levando em consideração a situação sensível do país", disse Esmaili, sem fazer referência à pandemia de coronavírus.