(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Espanha registra menor número de mortes em 24 horas em quatro semanas


postado em 19/04/2020 09:25

A Espanha registrou neste domingo o menor número de mortes em um dia por coronavírus em quase um mês, um sinal de esperança de acordo com as autoridades de saúde, quando o país entra na sexta semana de confinamento da população.

Terceiro país do mundo com o maior número de vítimas fatais, atrás apenas dos Estados Unidos e da Itália, a Espanha anunciou neste domingo 410 vítimas fatais em 24 horas, uma queda considerável na comparação com as 565 mortes registradas no sábado.

"Hoje aconteceu uma queda importante no número de falecidos, esta é a primeira vez que baixamos dos 500 desde o início do crescimento do número de mortos", afirmou Fernando Simón, diretor del Centro de Emergências Sanitárias, vinculado ao ministério.

O balanço deste domingo é o menor desde 22 de março, dia em que o país anunciou 394 mortes.

"É um dado que dá esperança, mas temos que ter muito cuidado porque é fim de semana, quando acontecem atrasos na notificação de casos", declarou Simón.

Os dados "seguem a tendência de queda que estamos observando há algum tempo, o que indica claramente que a transmissão da doença foi substancialmente reduzida e estamos no caminho certo, graças ao esforço de todos", disse Simon.

Ele destacou que "pouco a pouco as distorções observadas nos balanços dos últimos dias estão sendo corrigidas", depois que o ministério da Saúde modificou a maneira de contar os casos para incluir também os testes sorológicos que detectam se uma pessoa superou a doença depois de ter ficado assintomática.

O balanço oficial é muito criticado por algumas administrações regionais, que alegam que milhares de pessoas podem ter falecido em consequência do coronavírus sem ter acesso a exames.

Tanto em Madri como na Catalunha, as autoridades regionais afirmam que o balanço superaria em milhares de mortes os números oficiais do ministério da Saúde, que contabiliza 7.239 e 3.933 óbitos oficiais nestas regiões respectivamente.

No balanço divulgado neste domingo, o número de casos confirmados de COVID-19 no país subiu para 195.944, no momento em que o governo amplia a realização de testes entre a população.

Além disso, o número de pessoas curadas também registrou alta, a 77.357, quase 40% do total de casos notificados.

As autoridades de saúde destacaram que que o pico dos contágios da epidemia ficou para trás, depois que o país registrou 950 mortes em apenas um dia em 2 de abril.

Apesar da desaceleração, o governo do primeiro-ministro Pedro Sánchez solicitará na próxima quarta-feira ao Parlamento a prorrogação do confinamento dos 47 milhões de espanhóis até o dia 9 de maio, depois de alertar no sábado que os avanços no combate ao novo coronavírus "ainda são insuficientes".

Mas o governo já anunciou uma leve flexibilização a partir de 27 de abril, para permitir breves saídas das crianças, que permanecem confinadas em suas casas, assim como seus pais, desde 14 de março.

O Executivo já ressaltou que o confinamento, que permite apenas que as pessoas deixem suas casas para trabalhar (caso não possam atuar em 'home office') ou para comprar alimentos e remédios, será suspenso de forma paulatina e "cautelosa".


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)